PODCAST NA EDUCAÇÃO: UMA FORMA DE AUXÍLIO À APRENDIZAGEM PARA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

  • Tânia Maria Filiú de Souza UCDB
  • Vanciele Galdino

Resumo

Esse artigo apresenta uma reflexão sobre a mídia podcast como ferramenta tecnológica com o intuito de auxiliar na inclusão de crianças com deficiência visual em sala de aula. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Nesse sentido, explorar a mídia e suas potencialidades em sala de aula foi uma possibilidade de recurso de acessibilidade para possibilitar novas práticas pedagógicas a estas crianças. Nossos principais aportes de pesquisa foram os teóricos Jesus (2014), Freire (2013) e Vygotsky (1991), Sarmento (2009). Levando em consideração a singularidade e o processo de aprendizagem, observa-se potencialidade na utilidade do podcast no ambiente escolar, como ferramenta educacional inclusiva, sabe-se que deve haver necessidade de novas discussões, reflexões desse recurso pedagógico, a partir da mediação do professor, de ensinar e aprender.
Publicado
2023-12-09