AS CRIANÇA/S E A/S INFÂNCIA/S NO CINEMA: um projeto de Extensão para des/ver conceitos

  • Marlon Correa de Jesus UFMS- CPAQ
  • Janaína Nogueira Maia Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ

Resumo

Este artigo, parte de estudos e reflexões oriundas do Projeto de Extensão da UFMS/CPAQ: Criança/s e infância/s no Cinema – possibilidades de des/ver conceitos e, apresenta o cinema como um meio para estudar a infância e as crianças que, ilustra a capacidade desta arte em reproduzir imagens da realidade, agindo como uma ferramenta potente na formação cultural. O cinema aproxima o ser humano da complexidade do mundo, permitindo que ideias abstratas sejam materializadas em imagens tangíveis. Assim, este estudo, busca traçar um panorama das diferentes visões teóricas sobre a infância e as crianças ao longo do tempo, colocando-as em diálogo com representações cinematográficas que, propõe uma análise cuidadosa das narrativas do cinema e suas relações com as percepções da infância e das crianças. Além disso, visa promover uma reflexão crítica sobre como esses conceitos são construídos socialmente e como podem ser desafiados ou reforçados por meio da linguagem cinematográfica. Em suma, este estudo explora novas formas de compreensão sobre a infância e as crianças e, ao fazê-lo, espera-se também estimular novas discussões e reflexões sobre os impactos culturais na educação e formação de crianças.

Biografia do Autor

Janaína Nogueira Maia Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ
ossui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1993), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estácio de Sá (1996), Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2013) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (PPGE/UCDB) 2020 - Estágio Avançado de Doutoramento em Estudos da Criança/Sociologia da Infância - Universidade do Minho em Braga/Portugal - 2018/2019 - Pós-dpc em Estudos da Criança com ênfase na Sociologia da Infância (UCDB).
Publicado
2023-12-13