A ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DE FÁBULAS: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS PRODUZIDAS ENTRE 2002 E 2022

Resumo

A alfabetização ocupa um lugar importante no sistema educacional. E utilizar fábulas nesse processo tem sido tema de diversos trabalhos e pesquisas acadêmicas na atualidade. Assim, o presente estudo busca analisar a produção científica brasileira que relaciona os temas ‘alfabetização’ associada ao uso de ‘fábulas’ no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória-descritiva, com o uso das técnicas bibliométrica e revisão bibliográfica como base nos estudos indexados pela Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Neste processo, foram analisadas treze pesquisas, divididas em teses e dissertações. Os resultados apontados que uso de fábulas no processo de alfabetização tende a ser positivo e satisfatório.

Biografia do Autor

Bruno Marcelo de Souza Costa, Universidade do Estado do Amapá
Doutor em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA), Belém, PA, Brasil. Professor das Rede Estadual e Municipal de Ensino do Estado do Amapá. Professor Substituto da Universidade do Estado do Amapá. Professor do Curso de Pedagogia da Faculdade de Teologia e Ciências Humanas (FATECH), Macapá, AP, Brasil. Colaborador do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). Orcid orcid.org/0000-0003-2356-7926 E-mail: bscosta82@hotmail.com
Elivaldo Serrão Custódio, Universidade do Estado do Amapá
Doutor em Teologia pela Faculdade EST, em São Leopoldo/RS. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor Substituto da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Professor no Mestrado Profissional em Matemática da Universidade Federal do Amapá (PROFMAT/UNIFAP). Professor coorientador no Doutorado em Educação da Amazônia (EDUCANORTE). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-2947-5347
Josilene dos Anjos Pereira, Faculdade de Teologia e Ciências Humanas (FATECH)
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas (FATECH), Macapá, AP, Brasil. Orcid https://orcid.org/0009-0005-4331-3511 E-mail: josianjos2010@gmail.com
Publicado
2024-12-01