NOS RASTROS DA CULTURA NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS

  • Wilson Marques Dias
  • Janete Rosa Fonseca UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- UFMS

Resumo

A partir de um olhar cultural, projetando-se para o futuro, podemos analisar o aspecto da resiliência como forma de voltar ao novo e, ao mesmo tempo produzir novas tradições e valores, novos conjuntos de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes, dentre outros. A partir deste olhar cultural, o presente artigo visa apresentar, analisar e provocar o leitor a perceber os rastros da cultura na perspectiva dos estudos culturais. Para isso, insere a reflexão acerca da dimensão cultural, que, assim como foi veículo de propagação do vírus da covid-19, será também um viés de combate e de superação de forma resiliente. A tradição cultural será fundamental para o prolongamento de uma reflexão do cotidiano, a partir das experiências adquiridas durante o longo período de isolamento social. Portanto, será a partir de uma cultura tecida na diversidade que iremos encontrar a porta de saída para vislumbrar novos horizontes e traçar novos caminhos, uma vez que é a cultura que norteia as construções da vida social, econômica e política. Através de um método analítico, traz as contribuições de alguns autores para a discussão acerca do tema, como: Stuart Hall, Nestor Canclini, Catherine Walsh, Maria Lúcia Castagna Wortmann, Marisa Vorraber Costa, Maria Elisa Cevasco, dentre outros. A partir dessa discussão e análise, pode-se afirmar que os Estudos Culturais exercem papel preponderante neste contexto, uma vez que a construção humana dependerá da maneira como o indivíduo interpretará a realidade. A resiliência cultural será uma construção decorrente da interpretação crítica dos fatos, para a construção de uma nova realidade, fundamentada em uma visão crítica e sistemática uma construção social.

Biografia do Autor

Janete Rosa Fonseca, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- UFMS
Licenciada em Pedagogia pela UNIVALE, Especialização em Orientação Educacional (UNIVALE), Especialização em Administração: Capacitação Empresarial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e Doutorado em Educação pela Universidade UDELMAR, Chile,convalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN (Conceito CAPES 5).Pós Doutorado pela Fundação Universidade de Rio Grande (FURG). Foi docente em cursos de graduação e pós-graduação Lato e Stricto Senso, atuou ainda como Assessora Técnica da Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde/MT e como docente do Curso de Pedagogia e da Pós-graduação da UNINOVA e da UNEMAT em Nova Mutum, MT. Atuou como docente nos cursos de Pós-graduação Lato Senso da FASIPE (Faculdade de Sinop), da UNIC Campus de Sorriso e de Sinop, da FACEM e da Faculdade LA SALLE. Foi docente dos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciência da Educação da Universidade NIHON GAKKO-UNG em Assunção, Paraguai. Atuou como professora convidada no Instituto Politécnico da Guarda em Portugal. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia e Diretora Acadêmica da Faculdade de Sorriso- FAIS/MT e Diretora de Unidade no Centro de Educação Tecnológica da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA/RS. É parecerista da Revista Eventos Pedagógicos (Qualis B3) e da Revista Paidéia (Qualis B3). Como pesquisadora atua na linha de pesquisa sobre Universidade, Avaliação da Qualidade no Ensino Superior, Currículo e Formação de Professores. Possui artigos e livros publicados nestas áreas. Fez parte do grupo de pesquisadores do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT). Atuoiu como pesquisadora Internacional do Grupo RIDUL ( Rede Internacional de Investigação Universitária Lasallista). Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde e atualmente professora adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, no Curso de Pedagogia, campus de Aquidauana.
Publicado
2024-03-21