POSSIBILIDADES DE SUPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO

Resumo

Este artigo destina-se a uma discussão sobre o eixo temático: Educação Especial, Inclusão e Inclusão Social, cujo objetivo é informar os professores sobre as possibilidades de suplementação do currículo no ensino de Matemática na Educação Básica, quando se depara com os alunos com altas habilidades ou superdotação (AH/SD). Serão tratadas ainda questões referentes a formação dos professores para a suplementação curricular no ensino da Matemática voltado aos alunos com altas habilidades ou superdotação, inseridos na Educação Básica como forma de inclusão Este artigo é metodologicamente uma pesquisa qualitativa de cunho documental, que visa responder ao problema: quais as possibilidades de suplementação do currículo no ensino de Matemática na Educação Básica para atender os alunos com altas habilidades ou superdotação?Mas cabe destacar ainda que trata-se de uma pesquisa que utilizou-se também da técnica de coleta de dados bibliográficos. Ainda é necessário procurar subsídios na literatura para aprimorar diariamente o atendimento aos estudantes com altas habilidades ou superdotação, dado que este é um direito deste público. Faz-se oportuno propiciar o desenvolvimento deles e reconhecer o potencial de cada discente e igualmente ir suprindo as suas necessidades educacionais com um currículo suplementado. São muitas as possibilidades de enriquecer o currículo e, em muitos casos, os professores estão tão focados em complementar o currículo, mas ficam paralisados diante de um currículo engessado e em uma única forma de abordar. Em alguns casos até subestimam a capacidade de reflexão autônoma dos alunos ditos “normais” diante de um aluno com Altas Habilidades Matemáticas.

Biografia do Autor

Priscilla Basmage Lemos Drulis, UEMS
Sou graduada em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (2004). Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Católica Dom Bosco (2006). Pós graduada em Educação Especial pela Universidade São Luís (2018). E pós graduada em Gestão Escolar, Supervisão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (2021). Atuo na Educação a 21 anos, dei aula 10 anos para Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Lecionei na UNIDERP por 3 anos (02/2014 a 03/2017) para os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras e Matemática. No ano de 2011 a 2019 foi técnica - Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para altas habilidades/superdotação, e professora do AEE do CEAM/AHS no ano de 2020. Atualmente atuo como Auxiliar Pedagógica Especializado (APE) na Escola Municipal de tempo Integral Iracema Maria Vicente. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Educação Especial. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.
Publicado
2024-03-21