DAS PAREDES DAS SALAS DE AULA ÀS REDES DIGITAIS: UM ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AS RECONFIGURAÇÕES PROPORCIONADAS COM A EDUCAÇÃO VIA YOUTUBE

  • Angela Dillmann Nunes Bicca IFSUL
  • Ana Paula Peil IFSUL

Resumo

Este texto, construído como elemento de uma pesquisa inserida na perspectiva pós-estruturalista dos Estudos Culturais, busca responder a seguinte questão: Como os cursos de pós-graduação brasileiros estão trabalhando com a temática das ações educativas realizadas por professores/as youtubers/edutubers? Questão essa que motivou a construção de um estado do conhecimento das pesquisas produzidas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, utilizando como termos de busca: professores youtubers, edutubers e videoaulas YouTube. A busca realizada em maio e junho de 2023, permitiu localizar vinte e três pesquisas que focalizaram a utilização dos vídeos do YouTube como ferramenta pedagógica para a educação formal, a expressão estudantil no YouTube, os recursos audiovisuais do YouTube e as novas conexões entre os jovens e a escola. Nos trabalhos examinados a educação que se processa em instituições de ensino recebe importante destaque, predominando a compreensão de que a plataforma YouTube funciona como elemento que promove aprendizagens significativas potencializadas por uma melhor prática pedagógica e por uma relação mais efetiva entre docentes e discentes. No entanto, com o advento das redes digitais, os processos que extrapolam os espaços educativos tradicionais têm sido potencializados de diferentes formas, apontando que as atividades de professores/as youtubers/edutubers podem constituir discussões ainda por explorar. Isso se deve a compreensão de que há espaço para examinar as implicações educacionais de uma condição digital que se instaura rompendo com a fixidez e a linearidade de formas de comunicação pautadas no texto impresso e possibilitando novas produções de sujeito.

Biografia do Autor

Ana Paula Peil, IFSUL
Graduada em Saneamento Ambiental e habilitada para a docência no ensino técnico, Graduanda em Licenciatura em Filosofia, Mestre em Educação, Doutoranda em Educação
Publicado
2024-12-03