DAS PAREDES DAS SALAS DE AULA ÀS REDES DIGITAIS: UM ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AS RECONFIGURAÇÕES PROPORCIONADAS COM A EDUCAÇÃO VIA YOUTUBE
Resumo
Este texto, construído como elemento de uma pesquisa inserida na perspectiva pós-estruturalista dos Estudos Culturais, busca responder a seguinte questão: Como os cursos de pós-graduação brasileiros estão trabalhando com a temática das ações educativas realizadas por professores/as youtubers/edutubers? Questão essa que motivou a construção de um estado do conhecimento das pesquisas produzidas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, utilizando como termos de busca: professores youtubers, edutubers e videoaulas YouTube. A busca realizada em maio e junho de 2023, permitiu localizar vinte e três pesquisas que focalizaram a utilização dos vídeos do YouTube como ferramenta pedagógica para a educação formal, a expressão estudantil no YouTube, os recursos audiovisuais do YouTube e as novas conexões entre os jovens e a escola. Nos trabalhos examinados a educação que se processa em instituições de ensino recebe importante destaque, predominando a compreensão de que a plataforma YouTube funciona como elemento que promove aprendizagens significativas potencializadas por uma melhor prática pedagógica e por uma relação mais efetiva entre docentes e discentes. No entanto, com o advento das redes digitais, os processos que extrapolam os espaços educativos tradicionais têm sido potencializados de diferentes formas, apontando que as atividades de professores/as youtubers/edutubers podem constituir discussões ainda por explorar. Isso se deve a compreensão de que há espaço para examinar as implicações educacionais de uma condição digital que se instaura rompendo com a fixidez e a linearidade de formas de comunicação pautadas no texto impresso e possibilitando novas produções de sujeito.
Publicado
2024-12-03
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da Declaração de Direito Autoral da Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP:
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.