TRAZENDO O CORPO PARA A CENA: UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR ENVOLVENDO QUÍMICA E DANÇA

Resumo

Neste artigo, o objetivo é investigar as contribuições de uma atividade didática interdisciplinar envolvendo química e dança para a compreensão de conceitos químicos. As práticas interdisciplinares, apesar de estarem presentes há tempo no cenário educacional brasileiro, ainda precisam ser investigadas, pois se colocam como uma possibilidade para a compreensão do mundo e do sujeito. Quando se trata de práticas interdisciplinares que envolvam química e dança, este estudo se torna inédito, pois propõe estabelecer interfaces pouco ou ainda não exploradas. A pesquisa foi realizada no ambiente natural de trabalho da pesquisadora, que compreende e interpreta os fenômenos observados, caracterizando a metodologia com um perfil qualitativo e do tipo pesquisa de intervenção pedagógica. Os conceitos químicos abordados foram geometria dos orbitais do átomo de carbono, temperatura e estados físicos da matéria, relacionados com a dança por meio de planos, eixos, figuras geométricas, elementos de movimentos e códigos utilizados em dança. A pesquisadora elaborou todos os materiais necessários à realização da atividade didática, aplicou-a e, posteriormente, solicitou que os estudantes participantes da atividade respondessem questionário relativo aos conhecimentos adquiridos e às suas percepções a respeito das aulas. A partir da análise qualitativa dos resultados, por meio da metodologia de teoria fundamentada, pode-se afirmar que a realização de práticas interdisciplinares envolvendo química e dança contribuiu para a compreensão de conceitos químicos, além de se mostrar efetiva como uma metodologia baseada em pensar corpo e mente como elementos da aprendizagem. Em síntese, o conhecimento envolve o sujeito em sua totalidade e a proposta de prática interdisciplinar, na qual a corporeidade do estudante se insere no ambiente escolar, contribuiu para a formação integral desses sujeitos.

Biografia do Autor

Júlia Razzolini Ramires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016/1), no qual possui a distinção de aluna destaque do Curso de Licenciatura em Química. Tem experiência na área de Ensino de Química, com ênfase em Química - práticas Interdisciplinares, atuou como bolsista de Iniciação à Docência (PIBID) nos subprojetos Química e Interdisciplinar Campus do Vale da UFRGS (Intervale). Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Química e Interdisciplinaridade.
Tania Denise Miskinis Salgado, Instituto de Química da UFRGS
Possui Graduação em Engenharia Química (1980) e em Bacharelado em Química (1983), Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (1986) e Doutorado em Ciências - área de concentração Física Experimental (1999), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professora Titular aposentada do Departamento de Físico-Química, atuando como Docente Convidada, Orientadora do PPG Química e do PPG Educação em Ciências da UFRGS. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, Ensino de Química, Iniciação à Docência em Química e Química Nuclear e Radioquímica. É Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Instituto de Química da UFRGS e membro do Grupo de Pesquisa em Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da UFRGS. Coordena as ações do Programa Nacional Olimpíadas de Química no Rio Grande do Sul. Dedica-se principalmente aos seguintes temas: metodologias de ensino de química, interdisciplinaridade, formação de professores de ciências da natureza.
Publicado
2024-12-01