ABORDAGEM CONTRASTIVA PORTUGUÊS/LIBRAS PARA O ENSINO DE SURDOS: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DO MEC/2021

Resumo

A abordagem contrastiva para o ensino de línguas ganhou um enfoque especial na proposta curricular para o ensino de português como segunda língua para surdos (PSLS), publicada pelo Ministério da Educação (MEC), no ano de 2021, incentivando-se a realização de comparações em sala de aula entre a língua portuguesa e a língua brasileira de sinais (Libras). Este enfoque educacional, no entanto, suscita alguns questionamentos acerca do tipo de contraste a ser realizado, sobre quais conteúdos podem ser abordados nas atividades comparativas e ainda, sobre qual o papel da Libras e da cultura surda nesta abordagem de ensino. Buscando investigar essas questões, o presente estudo tem como objetivo descrever e analisar a abordagem recomendada pela orientação curricular do MEC, para o trabalho contrastivo no ensino de PSLS, nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, e utiliza a técnica de análise de conteúdo para o tratamento dos dados, procedimento este que busca qualificar as informações de um texto a partir da frequência de aparição de certas palavras e expressões (Marconi e Lakatos, 2022). Como resultados, constatou-se que o enfoque dos conteúdos contempla mecanismos que envolvem a mediação sinalizada, a mediação escrita, estratégias de pesquisa e a exploração de cultura surda e ouvinte. Tendo a Libras e a cultura surda um papel crucial para o desenvolvimento dessa abordagem de ensino.

Biografia do Autor

Elton John de Almeida Silva, Unibersidade Federal do Ceará - UFC
Especialista em Ensino Bilíngue para Surdos (UNÍNTESE, 2023); graduado em Letras-Libras (UFC, 2021); e graduado em Letras-Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (UFC, 2015).
Andréa dos Guimarães de Carvalho, Universidade Federal de Goiás - UFG
Tenho Pós doutorado em Análise do Discurso , Doutorado em Linguística e sou Profª. efetiva na Universidade Federal de Goiás - UFG
Publicado
2024-12-01