FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: DIFICULDADES E EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO A APRENDIZAGEM DE DISCENTES DE PEDAGOGIA

Resumo

Este estudo investigou dificuldades e expectativas em relação ao ensino e aprendizagem da matemática na perspectiva de estudantes de pedagogia de uma instituição pública no interior da Bahia. A pesquisa teve como objetivo principal investigar se a experiência com a disciplina de matemática na Educação Básica afeta a formação de futuros professores das séries iniciais e as inseguranças em relação ao ensino da matemática pós formação. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os principais conceitos teóricos relacionados à formação de professores de matemática, bem como as dificuldades e expectativas em relação ao ensino e aprendizagem da disciplina. A metodologia utilizada de natureza qualitativa e caráter exploratório consistiu na aplicação de um questionário com perguntas a respeito das dificuldades enfrentadas pelos discentes de Pedagogia da UEFS em relação à matemática. Os principais resultados obtidos demonstram que os alunos enfrentam várias dificuldades na formação Básica, tais como a falta de aprofundamento nos conteúdos matemáticos, metodologias de ensino pouco inovadoras e a falta de recursos adequados. Essas dificuldades acabam impactando negativamente na aprendizagem dos discentes, que muitas vezes se sentem desmotivados e desinteressados pela disciplina, e que isso pode ser alterado a partir da inserção de disciplinas de Matemática na formação inicial, com professores que compreendam essas dificuldades e atuem em garantir o ensino que busque minimizar as dificuldades, por meio do estudo detalhado de conceitos matemáticos e metodologias diversas. Palavras-chave: Ensino de Matemática. Licenciatura em Pedagogia. Formação de Professores.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Haywanon Santos Araújo, Universidade Estadual de Feira de Santana
Possui Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (2014/ UFBA/UEFS), Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2008), Especialização em Educação Matemática (2000/ UEFS) e Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998). Atualmente, é Professora Titular do Departamento de Educação e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, ambos da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas Educacionais, especialmente as de Avaliação Educacional, Ensino de Matemática, Formação de Professores que ensinam Matemática. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Educação Matemática: Investigação, Criticidade e Ação (POLEMICA), do Programa de Extensão Laboratório Multidisciplinar das Licenciaturas (LAMULI), do Projeto de Pesquisa Ensino da Matemática na Educação Básica: uso e (des)usos das resultados das políticas públicas em avaliação educacional no contexto escolar e membro do Programa Matemática Carloman Carlos Borges (Extensão).
Publicado
2025-12-27