PRÁTICA E TEORIA: SABERES CONECTADOS NO PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO (UFLA)
Resumo
Práticas pedagógicas que promovam a reflexão e o questionamento, aliadas à legislação brasileira que prevê a inclusão da educação ambiental de forma transversal e interdisciplinar nos currículos escolares, são cruciais para a formação de cidadãos críticos e conscientes sobre as questões ambientais. Nesse contexto, o projeto de extensão "Educação Ambiental no Núcleo de Educação da Infância (NEDI): Brincando com Coisa Séria" foi implementado no Colégio de Aplicação da UFLA com o objetivo de sensibilizar e engajar crianças de 3 a 5 anos em práticas de sustentabilidade. Em 2021, foram desenvolvidas atividades educativas centradas em datas ambientais importantes, como o Dia Mundial da Água, o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Mundial do Solo. Usando vídeos e cartilhas, foram ensinadas práticas de conservação e sustentabilidade, tendo as redes sociais como principal meio de comunicação devido ao período de pandemia. No ano seguinte, foram introduzidas ações presenciais, como a pintura com tintas de terra e a construção de uma horta, conectando as crianças com a natureza e ensinando sobre agricultura sustentável e expressão artística. Durante a pandemia, o Instagram foi uma ferramenta essencial para divulgar essas iniciativas, alcançando amplo engajamento. As atividades online e presenciais buscaram promover uma educação ambiental prática, interativa e acessível, visando criar uma geração mais consciente e engajada com a sustentabilidade. As crianças não só aprenderam sobre temas como conservação de água e solo, mas também desenvolveram habilidades práticas e sociais, como paciência, responsabilidade e trabalho em equipe, em um esforço contínuo para fortalecer a educação ambiental.
Publicado
2024-12-02
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
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