DISCIPLINARIZAÇÃO E PODER: AS PEDAGOGIAS DO CORPO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA SURDOS

  • Karolaine Leonel de Oliveira UFMS
  • Helen Paola Vieira Bueno UFMS

Resumo

O presente artigo almeja trazer informações sobre um tema muito relevante atualmente, o AEE - Atendimento Educacional Especializado e a inclusão dos surdos quebrando paradigmas e preconceitos. A priori, quando se trata sobre inclusão, atenta-se ao cumprimento das Leis Educacionais a Lei 14.191, de 2021, que insere a Educação Bilíngue de Surdos na Lei Brasileira de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394, de 1996) como uma modalidade de ensino independente quando se refere sem tardar a interpor os estudantes para o AEE procurando alternativas para um ambiente bilíngue. Os pressupostos teóricos fundamentais na abordagem deste tema em questão apontam que o propósito de inclusão não consiste em identificar e legitimar as diferenças e sim assegurar a igualdade de direitos entre os estudantes e percebe-se que o processo inclusivo educacional tem a necessidade de apropriar-se de novos ensinamentos apontados para novas práticas pedagógicas e possibilitando maior favorecimento na garantia de seu espaço individual e social como cidadão. Por fim, é possível afirmar que a pedagogia surda é fundamental na constituição da educação para o sujeito surdo, focando em práticas que respeitam e valorizam a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como parte essencial do processo educacional.

Biografia do Autor

Helen Paola Vieira Bueno, UFMS
Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Câmpus de Aquidauana nos cursos de Graduação e professora e orientadora no Mestrado e Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais (PPGCult) na UFMS/CPAQ. Tem experiência na área de Psicologia Organizacional, Saúde Mental do Trabalhador e Escolar. Pesquisadora do "Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida do Trabalhador/CNPq", do "Laboratório Interdisciplinar de Estudos Culturais(LindeCult)/CNPq, do Laboratório de Estudos em Diferenças & Linguagens - LEDLin/CNPq e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Acessibilidade e Laboratório de Ações Escolares Inclusivas - GEPA/LABAC/CNPq.
Publicado
2024-08-27