O PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL:DESAFIOS NA INTEGRALIZAÇÃO DO CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR
Resumo
Este trabalho tem como objetivo promover uma reflexão sobre a relevância do educar e cuidar no contexto escolar da Educação Básica, discutindo acerca da importância do papel do educador na Educação Infantil, enfatizando a dualidade entre educar e cuidar. O educador não apenas transmite conhecimentos, mas também cuida do bem-estar físico e emocional das crianças. A pesquisa foi realizada com base em pesquisa bibliográfica, analisando a atuação dos profissionais que trabalham nas instituições escolares. Alguns autores foram fundamentais para que as pesquisadoras pudessem obter uma visão ampla do sistema educacional. Entre eles, destacam-se os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1998) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), além de outros que contribuíram para a concepção histórica da infância. O problema central do estudo é analisar como as brincadeiras são integradas na arte de educar crianças na Educação Infantil. Conclui-se que a pedagogia da infância deve construir um currículo centrado no caráter lúdico da aprendizagem, qualificando as interações possíveis entre crianças e adultos. Essa abordagem lúdica não só facilita o aprendizado, mas também promove o desenvolvimento integral das crianças, fortalecendo os laços afetivos e criando um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor. Verifica-se que a pedagogia da infância implica a construção de um currículo centrado no caráter lúdico da aprendizagem. Essa abordagem qualifica as interações das crianças com os adultos e com o mundo, por meio da imaginação, do brincar, dos desafios cotidianos, das diferentes formas de expressão/linguagem e de muitos outros aspectos relevantes.
Publicado
2024-12-03
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da Declaração de Direito Autoral da Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP:
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.