O PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL:DESAFIOS NA INTEGRALIZAÇÃO DO CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR

  • Francieli dos Santos Aramburu Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ
  • Mariana Karine Souza dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ
  • Vera Lucia Gomes Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Aquidauana

Resumo

Este trabalho tem como objetivo promover uma reflexão sobre a relevância do educar e cuidar no contexto escolar da Educação Básica, discutindo acerca da importância do papel do educador na Educação Infantil, enfatizando a dualidade entre educar e cuidar. O educador não apenas transmite conhecimentos, mas também cuida do bem-estar físico e emocional das crianças. A pesquisa foi realizada com base em pesquisa bibliográfica, analisando a atuação dos profissionais que trabalham nas instituições escolares. Alguns autores foram fundamentais para que as pesquisadoras pudessem obter uma visão ampla do sistema educacional. Entre eles, destacam-se os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1998) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), além de outros que contribuíram para a concepção histórica da infância. O problema central do estudo é analisar como as brincadeiras são integradas na arte de educar crianças na Educação Infantil. Conclui-se que a pedagogia da infância deve construir um currículo centrado no caráter lúdico da aprendizagem, qualificando as interações possíveis entre crianças e adultos. Essa abordagem lúdica não só facilita o aprendizado, mas também promove o desenvolvimento integral das crianças, fortalecendo os laços afetivos e criando um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor. Verifica-se que a pedagogia da infância implica a construção de um currículo centrado no caráter lúdico da aprendizagem. Essa abordagem qualifica as interações das crianças com os adultos e com o mundo, por meio da imaginação, do brincar, dos desafios cotidianos, das diferentes formas de expressão/linguagem e de muitos outros aspectos relevantes.

Biografia do Autor

Vera Lucia Gomes, Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Aquidauana
Professora, especialista em educação especial e inclusiva e psicopedagogia, mestre e doutora em educação.
Publicado
2024-12-03