SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE OS DOCENTES DA EDUCAÇÃO

  • Andriely Kelly Miyuri Tavares da Silva Mikoda Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana (UFMS/CPAQ)
  • Carla Cristina Rodrigues Lima Alves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana (UFMS/CPAQ)
  • Helen Paola Vieira Bueno Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana (UFMS/CPAQ)

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo analisar e entender os principais motivos pelos quais professores adoecem além do psicológico e, consequentemente, da saúde física com maior frequência durante a execução de suas funções voltados para sua área de atuação, o magistério. Sabe-se que inúmeros são os desafios quando o docente se propõe a ensinar e exercer sua profissão docente. O aluno é o sujeito em transformação devendo o professor ter o olhar cuidadoso de atenção para esse aluno, assim como, visão direcionada para seu crescimento pessoal e ensino-aprendizagem. Também sem deixar de incluir os alunos com necessidades educativas especiais que precisam ser incluídos em sala normativa, pois lhes são assegurados por seus direitos, portanto, o olhar do professor com esse aluno deve estar voltado para essa nova realidade em sala de aula. Para tanto, a pesquisa buscou refletir sobre os seguintes questionamentos: (a) Quais os fatores que levam os profissionais da educação adquirirem, com um tempo de atuação na docência, a Síndrome de Burnout; (b) Quais as dimensões do Burnout, as frustrações quando o assunto é ensino-aprendizagem no ambiente educacional e (c) Quais devem ser as providencias e ações que podem ser tomadas quanto as medidas preventivas sobre a questão do adoecimento do docente durante a atuação no trabalho docente. Contudo, foi necessário obter-se as referências com base em artigos de revistas científicas, artigos de mestrados e doutorados para ser direcionado este Trabalho Final de Curso.

Biografia do Autor

Andriely Kelly Miyuri Tavares da Silva Mikoda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana (UFMS/CPAQ)
Graduação em História. Estudante do Curso de Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas da Inclusão na Diversidade Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana (UFMS/CPAQ).
Carla Cristina Rodrigues Lima Alves , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana (UFMS/CPAQ)
Licenciatura em Letras-Português. Estudante do Curso de Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas da Inclusão na Diversidade Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana (UFMS/CPAQ).
Helen Paola Vieira Bueno , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana (UFMS/CPAQ)
Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia. Professora na graduação, especialização, mestrado e pós-doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana (UFMS/CPAQ).
Publicado
2024-12-13