AUTORRETRATO E ALDRAVIA COMO RECURSOS DE AUTOCONHECIMENTO E INCLUSÃO: UMA ABORDAGEM NEUROPEDAGÓGICA NA SALA DE APOIO PEDAGÓGICO

  • Flávia Guiomar Ferreira da Silva Rohdt ufms
  • Olinda Lemes da Silva
  • Liliane Decknes Lino Mesquita
  • Janete Rosa da Fonseca

Resumo

da educação contemporânea. Este artigo apresenta a oficina "Descobrindo-se em aldrAVErsos e Cores", realizado na Sala de Apoio Pedagógico da Escola Estadual Roberto Scaff, em Anastácio, com o objetivo de promover autoconhecimento, autoestima e empatia entre estudantes com TDAH, TOD, dislexia, dificuldades de aprendizagem e defasagem pedagógica. Fundamentada em princípios da neuropedagogia e neurociência, que destacam a relevância das emoções e da criatividade para o desenvolvimento integral do indivíduo (Damásio, 2000; Gardner, 1994; Ledoux, 1996) a oficina utiliza autorretratos e aldravias como ferramentas criativas para explorar emoções, identidades e relações interpessoais. A metodologia foi estruturada em quatro etapas: reflexão sobre identidade, produção de autorretratos, criação de aldravias e compartilhamento das produções, e a análise dos dados com os critérios das dimensões propostas por Bardin (2011) para a análise de conteúdo. Os resultados indicaram avanços significativos na autoconfiança e no respeito mútuo entre os participantes, evidenciando o potencial das práticas pedagógicas inclusivas para o fortalecimento da identidade e do desenvolvimento socioemocional dos estudantes. Palavras-chave: Aldravia.Autoestima Educação inclusiva. Empatia. Neuropedagogia.
Publicado
2025-02-15