PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: REFLEXÕES SOBRE AS TENSÕES, DESAFIOS E CONQUISTAS DA DOCÊNCIA

  • Catarina Padilha UFMS/PPGE-UNESA - RJ
  • Janete Rosa da Fonseca UFMS

Resumo

Práticas de Letramento no Atendimento Educacional Especializado: reflexões sobre as tensões, desafios e possibilidades apresenta a reflexão sobre as práticas de letramento no Atendimento Educacional Especializado (AEE) vivenciadas ao longo do exercício da docência em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) na escola pública, ao atender crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas de Ensino Regular municipal localizada na cidade de Boa Vista - Roraima. Traz como problematização: “Como as práticas de alfabetização e letramento são possibilitadas no Atendimento Educacional Especializado?”. O Objetivo Geral esteve voltado em analisar como as práticas de alfabetização e letramento são possibilitados no Atendimento Educacional Especializado. Teve como aporte metodológico optou-se pela revisão de literatura com abordagem de pesquisa exploratória – descritiva realizadas entre os anos de 2023 e 2024. O texto discorre sobre os aportes teóricos da Psicologia Histórico Cultural e os Fundamentos da Defectologia na Constituição do Currículo, Ensino e Aprendizagem. Aborda também os fundamentos da aprendizagem da leitura e escrita do aluno público da educação especial na perspectiva da educação inclusiva e as concepções de letramento na escola nos espaços que desenvolvem o processo de escolarização do aluno incluso. O estudo contribuí no debate sobre a prática de letramento na docência no AEE e avanços do aluno através das intervenções.

Biografia do Autor

Janete Rosa da Fonseca , UFMS
Prof. Orientadora na Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: perspectivas na inclusão na diversidade cultural - UFMS. Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Decoloniais – GPED.
Publicado
2025-02-15