AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM: O VÍNCULO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, UMA ABORDAGEM NEUROPSICOLÓGICA

  • Janete Rosa Fonseca UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- UFMS
  • Samira Martins Guimarães Mourão

Resumo

As emoções estão presentes em todos os momentos de nossas vidas, norteiam nossas decisões, humor e comportamento. As neurociências vem mostrando que as emoções é um fator importante na aprendizagem, influenciando positivamente ou negativamente. Ao se falar de emoções e aprendizagem, deve-se considerar, também, os vínculos estabelecidos entre professor e aluno, uma vez que essa relação está estritamente envolvidada no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, o trabalho norteou-se em compreender como a relação professor-aluno influencia nas emoções e como essa interfere na aprendizagem considerando uma abordagem neurocientífica, a fim de contribuir com os profissionais de educação no entendimento dos processos cerebrais envolvidos na aquisição de conhecimento. Esta pesquisa é um estudo teórico bibliográfico e teve como referencial leituras nas áreas de educação, neurociência e psicologia. O diálogo entre educação, psicologia e neurociência, especialmente as premissas neuropsicológicas da emoção, oferecem a oportunidade de conhecer como elas influenciam os processos cognitivos do estudante. A aprendizagem significativa é crítica e motivadora e acontece com as relações estabelecidas no espaço escolar.

Biografia do Autor

Janete Rosa Fonseca, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- UFMS
Licenciada em Pedagogia pela UNIVALE, Especialização em Orientação Educacional (UNIVALE), Especialização em Administração: Capacitação Empresarial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e Doutorado em Educação pela Universidade UDELMAR, Chile,convalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN (Conceito CAPES 5).Pós Doutorado pela Fundação Universidade de Rio Grande (FURG). Foi docente em cursos de graduação e pós-graduação Lato e Stricto Senso, atuou ainda como Assessora Técnica da Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde/MT e como docente do Curso de Pedagogia e da Pós-graduação da UNINOVA e da UNEMAT em Nova Mutum, MT. Atuou como docente nos cursos de Pós-graduação Lato Senso da FASIPE (Faculdade de Sinop), da UNIC Campus de Sorriso e de Sinop, da FACEM e da Faculdade LA SALLE. Foi docente dos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciência da Educação da Universidade NIHON GAKKO-UNG em Assunção, Paraguai. Atuou como professora convidada no Instituto Politécnico da Guarda em Portugal. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia e Diretora Acadêmica da Faculdade de Sorriso- FAIS/MT e Diretora de Unidade no Centro de Educação Tecnológica da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA/RS. É parecerista da Revista Eventos Pedagógicos (Qualis B3) e da Revista Paidéia (Qualis B3). Como pesquisadora atua na linha de pesquisa sobre Universidade, Avaliação da Qualidade no Ensino Superior, Currículo e Formação de Professores. Possui artigos e livros publicados nestas áreas. Fez parte do grupo de pesquisadores do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT). Atuoiu como pesquisadora Internacional do Grupo RIDUL ( Rede Internacional de Investigação Universitária Lasallista). Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde e atualmente professora adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, no Curso de Pedagogia, campus de Aquidauana.
Publicado
2025-02-15