CONSEQUÊNCIAS DO USO EXCESSIVO DE TELAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA E AS INTERFERÊNCIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

  • Juliana Delfino dos Santos
  • Ana Claudia da Silva Gomes
  • Janete Rosa Fonseca UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- UFMS

Resumo

O presente artigo busca compreender as consequências da utilização de telas na primeira infância para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Por meio de uma revisão bibliográfica, objetiva-se entender como o uso indiscriminado de telas afeta o processamento cognitivo e o desenvolvimento das funções executivas das crianças, bem como os impactos no processo de alfabetização e letramento confirmando efeitos negativos quanto ao uso inadequado das tecnologias, mas orientando também quanto a maneiras positivas desta ferramenta se utilizada corretamente, visto que se tornou vivida em tempos de pandemia sob a perspectiva tanto da área da saúde quanto pedagógica. Os resultados mostram que os impactos causados inicialmente pela pandemia transformou o social das pessoas e as consequências desse aliciamento aos equipamentos tecnológicos ainda é desacreditada pela sociedade, atingindo diretamente o cognitivo e social na primeira infância, desestruturando a base do desenvolvimento humano se utilizada de maneira inadequada.

Biografia do Autor

Janete Rosa Fonseca, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- UFMS
Licenciada em Pedagogia pela UNIVALE, Especialização em Orientação Educacional (UNIVALE), Especialização em Administração: Capacitação Empresarial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e Doutorado em Educação pela Universidade UDELMAR, Chile,convalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN (Conceito CAPES 5).Pós Doutorado pela Fundação Universidade de Rio Grande (FURG). Foi docente em cursos de graduação e pós-graduação Lato e Stricto Senso, atuou ainda como Assessora Técnica da Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde/MT e como docente do Curso de Pedagogia e da Pós-graduação da UNINOVA e da UNEMAT em Nova Mutum, MT. Atuou como docente nos cursos de Pós-graduação Lato Senso da FASIPE (Faculdade de Sinop), da UNIC Campus de Sorriso e de Sinop, da FACEM e da Faculdade LA SALLE. Foi docente dos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciência da Educação da Universidade NIHON GAKKO-UNG em Assunção, Paraguai. Atuou como professora convidada no Instituto Politécnico da Guarda em Portugal. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia e Diretora Acadêmica da Faculdade de Sorriso- FAIS/MT e Diretora de Unidade no Centro de Educação Tecnológica da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA/RS. É parecerista da Revista Eventos Pedagógicos (Qualis B3) e da Revista Paidéia (Qualis B3). Como pesquisadora atua na linha de pesquisa sobre Universidade, Avaliação da Qualidade no Ensino Superior, Currículo e Formação de Professores. Possui artigos e livros publicados nestas áreas. Fez parte do grupo de pesquisadores do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT). Atuoiu como pesquisadora Internacional do Grupo RIDUL ( Rede Internacional de Investigação Universitária Lasallista). Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde e atualmente professora adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, no Curso de Pedagogia, campus de Aquidauana.
Publicado
2025-02-15