INCLUSÃO NA PRÁTICA: VIVÊNCIAS DE UMA PROFESSORA EM UM CONTEXTO EDUCACIONAL DESAFIADOR EM MINAS GERAIS

  • Barbara Isabela Gomes Guerino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Bruno Roberto Nantes Araujo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este artigo é o relato de experiência de uma professora do quarto ano do Ensino Fundamental em uma escola particular, com uma turma composta por vinte três alunos, incluindo um aluno com apraxia de fala severa, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral foi descrever as estratégias pedagógicas que utilizei para promover a inclusão desse aluno no ambiente escolar e os desafios que enfrentei ao longo desse processo. Para isso, a metodologia adotada foi a de relato de experiência, documentando minhas observações e práticas por meio de registros sistemáticos que evidenciam o progresso deste aluno. Este relato está fundamentado em teorias como as de Vygotsky (1998), que destaca o papel da interação social no desenvolvimento cognitivo, Mantoan (2015), que discute os princípios da inclusão escolar, Freire (1996) e outros que defendem uma educação transformadora e dialógica. Os resultados indicam que, com paciência, apoio contínuo e parceria entre escola e família, foi possível observar avanços significativos no desenvolvimento do aluno, tanto em aspectos cognitivos quanto sociais. Esta experiência reafirma minha crença de que práticas inclusivas bem planejadas podem transformar a vida de alunos com necessidades educacionais especiais, promovendo uma educação verdadeiramente acolhedora e equitativa. Palavras-chave: Inclusão escolar; professor regente; transtornos de desenvolvimento; apraxia de fala.
Publicado
2025-02-15