ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA: MAPEAMENTO E INCLUSÃO DE ESTUDANTES EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

  • Ivanilson Ribeiro Cardoso Universidade Federal do Oeste do Pará

Resumo

A análise investigou os processos de inclusão de estudantes com altas habilidades/superdotação em uma Universidade Federal no Oeste do Pará, destacando-se como problema central a compreensão de como esses estudantes são mapeados e incluídos no contexto do ensino superior. O objetivo geral foi mapear e analisar as práticas inclusivas, enquanto os objetivos específicos visaram analisar o perfil acadêmico dos estudantes, examinar os níveis de satisfação em relação às políticas institucionais de apoio e identificar desafios enfrentados no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi quantitativa-descritiva, com base em dados obtidos por meio de um levantamento institucional, a partir de um formulário estruturado disponibilizado pela universidade e respondido por 21 estudantes. Os resultados revelaram uma maior concentração de estudantes em cursos como Engenharias e Educação e Pedagogia, cada um representando 23,81% da amostra, enquanto áreas como Biotecnologia apresentaram menor adesão (4,76%). Em relação à satisfação com as políticas inclusivas, 42,86% consideraram o apoio "Muito Bom" ou "Satisfatório", enquanto 52,38% avaliaram como "Moderado" ou "Fraco". Quanto aos desafios, destacaram-se dificuldades relacionadas às metodologias de ensino, falta de inclusão efetiva, preconceito e limitações financeiras para atividades acadêmicas. Conclui-se que, embora existam esforços institucionais para promover a inclusão, ainda há lacunas significativas que comprometem a experiência acadêmica desses estudantes. Reforça-se a necessidade de maior investimento em políticas de apoio e capacitação docente para garantir um ambiente universitário mais inclusivo. Além disso, propõe-se que estudos futuros ampliem a amostra e explorem intervenções pedagógicas direcionadas. Palavras-chave: Altas habilidades. Inclusão. Ensino superior. Políticas institucionais. Desafios acadêmicos.
Publicado
2025-08-21