EDUCAÇÃO, SUPERDOTAÇÃO E RACISMO

  • Patricia Neumann Universidade de Caxias do Sul

Resumo

O objetivo deste estudo foi levantar o número de artigos da Revista da ABPN de 2010 a 2024. Dentro disso, levantar o número de artigos em Educação, em Educação Especial e Inclusiva, neurodiversidade e superdotação. O método foi documental, exploratório e quantitativo. Os resultados foram 1.054 artigos em que 330 na Educação, 3 na Educação Especial e Inclusiva e nenhum sobre neurodiversidade ou superdotação. Discute-se a relação entre racismo, superdotação e educação em que as representações de senso comum acerca da superdotação estão influenciadas, ao menos em parte, também pelo racismo. Isto prejudica a identificação e o desenvolvimento de pessoas superdotadas negras, desde a infância. Considera-se que o sistema social invisibiliza e até exclui eficiências, bem como há expressiva importância da posição antirracista e construção de espaços dentro e fora da educação formal que reconheçam a existência de pessoas superdotadas e de seu potencial.
Publicado
2025-08-21