SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS PARA IDENTIFICAÇÃO PRECOCE E UM OLHAR SENSÍVEL NA PRIMEIRA INFÂNCIA.
Resumo
A identificação precoce de crianças com Altas Habilidades/Superdotação (AHSD) na Educação Infantil é um desafio persistente, muitas vezes marcado pela escassez de formação específica dos profissionais da área e pela ausência de políticas públicas efetivas. Características próprias dessas crianças tendem a ser confundidas com comportamentos inadequados, desinteresse ou imaturidade, o que dificulta seu reconhecimento e o acesso a estímulos adequados. Este artigo discute os desafios da identificação e do atendimento educacional na primeira infância, ressaltando a importância do olhar sensível dos educadores e da atuação conjunta entre a educação comum e a educação especial. Além disso, este artigo visa apresentar indicadores gerais frequentemente observados em crianças com AHSD na Educação Infantil e destacar aspectos essenciais do processo de identificação, buscando sensibilizar e subsidiar práticas pedagógicas mais inclusivas, que valorizem as singularidades infantis e favoreçam o desenvolvimento pleno de diferentes potencialidades. Palavras-chave: Educação Especial. Educação Infantil. Altas Habilidades/Superdotação.
Publicado
2025-08-21
Seção
ARTIGOS
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