SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS PARA IDENTIFICAÇÃO PRECOCE E UM OLHAR SENSÍVEL NA PRIMEIRA INFÂNCIA.

  • Juliana Faber UNIVALI
  • Nara Joyce Wellausen Vieira Universidade Federal de Santa Maria.
  • Denise dos Santos Rodrigues Sapiens

Resumo

A identificação precoce de crianças com Altas Habilidades/Superdotação (AHSD) na Educação Infantil é um desafio persistente, muitas vezes marcado pela escassez de formação específica dos profissionais da área e pela ausência de políticas públicas efetivas. Características próprias dessas crianças tendem a ser confundidas com comportamentos inadequados, desinteresse ou imaturidade, o que dificulta seu reconhecimento e o acesso a estímulos adequados. Este artigo discute os desafios da identificação e do atendimento educacional na primeira infância, ressaltando a importância do olhar sensível dos educadores e da atuação conjunta entre a educação comum e a educação especial. Além disso, este artigo visa apresentar indicadores gerais frequentemente observados em crianças com AHSD na Educação Infantil e destacar aspectos essenciais do processo de identificação, buscando sensibilizar e subsidiar práticas pedagógicas mais inclusivas, que valorizem as singularidades infantis e favoreçam o desenvolvimento pleno de diferentes potencialidades. Palavras-chave: Educação Especial. Educação Infantil. Altas Habilidades/Superdotação.

Biografia do Autor

Nara Joyce Wellausen Vieira, Universidade Federal de Santa Maria.
Graduada em Psicologia. Doutora e Mestre em Educação. Professora associada do Curso de Licenciatura em Educação Especial, do Centro de Educação, na Universidade Federal de Santa Maria. Sócia fundadora do ConBraSD e membro do Conselho Técnico e Fiscal da AGAAHSD-RS - najoivi@gmail.com
Publicado
2025-08-21