A FORMAÇÃO DOCENTE PARA IDENTIFICAÇÃO E ENRIQUECIMENTO CURRICULAR DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO

Resumo

Este artigo apresenta os efeitos de uma proposta de formação continuada, aliada à consultoria colaborativa, voltada à identificação e ao atendimento de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AHSD). Fundamentada em referenciais teóricos sólidos, como as concepções de Renzulli, os pressupostos da educação inclusiva, e articulada à prática pedagógica, a formação mostrou-se eficaz na qualificação do trabalho docente, promovendo uma educação mais inclusiva e responsiva à diversidade. A mediação colaborativa favoreceu a construção coletiva de saberes, o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e o fortalecimento da autonomia docente. Os dados evidenciam maior sensibilidade dos professores para reconhecer sinais de AHSD e elaborar intervenções significativas, o que possibilitou a identificação de novos casos ao longo da intervenção, ainda que em número reduzido, mas indicativo de avanços no olhar pedagógico. A experiência foi parte de uma pesquisa de doutorado iniciada em 2022 e desenvolvida em duas etapas: um curso de formação com 180 horas e uma consultoria colaborativa realizada em 2023, em uma escola piloto. Os resultados demonstram que a formação docente favorece a ampliação do olhar pedagógico, promove a identificação de estudantes com AHSD e fomenta práticas mais significativas para esse público. Recomenda-se ampliar o escopo de futuras pesquisas, incluindo diferentes contextos e análises longitudinais, além da escuta de estudantes e famílias, a fim de aprofundar a compreensão dos impactos das ações de enriquecimento curricular. Conclui-se que a formação continuada é um caminho para o avanço das políticas públicas e das práticas educacionais inclusivas voltadas às AHSD

Biografia do Autor

Michelle Aparecida de Almeida Teles de Ataide, UNESP/Bauru
Possui graduação em Pedagogia e especializações na área de Educação Especial e Inclusiva, com ênfase em Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades ou Superdotação (AHSD) Atua como Professora de Sala de Recurso Multifuncional e de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Botucatu. Mestra em Docência para a Educação Básica pela UNESP/Bauru, sob orientação da Prof. Dr. Eliana Marques Zanata, e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela mesma instituição, sob orientação da Prof. Dr. Vera Lucia Messias Fialho Capellini e coorientação da Prof. Dr. Cristianne Butto Zarzar da Universidad Pedagógica Nacional, unidade de Ajusco/México. Integra o grupo de pesquisa "A inclusão da pessoa com deficiência, TGD/TEA ou altas habilidades/superdotação", cadastrado no CNPq. Também é membro do Projeto de Extensão "Identificação de Estudantes com Habilidades Superiores e Aconselhamento de Pais e Equipe Escolar" da UNESP/Bauru e Atuou, como membro do Apoio Especializado para atender à demanda de Acessibilidade e Inclusão dos cursos de Enfermagem e Medicina da Faculdade de Medicina da UNESP, Câmpus de Botucatu, no período de junho de 2023 a dezembro de 2024.
Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Professora Pesquisadora Produtividade (CNPQ).Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou em 2012 Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá- Espanha. Profa. Titular do Depto de Educação. Vinculada aos Programas de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica, da FC/ UNESP- Bauru. Diretora da Faculdade de Ciências - FC/UNESP-Bauru (2021-2025). Tem experiência na área de Educação Especial, com ênfase em formação inicial e continuada de professores para inclusão escolar. Líder do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento. É membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação pedagógica (OIIIIPe); ambos cadastrados no CNPQ. É membro do Grupo de Pesquisa Diversidad, Discapacidad e Inclusión Social y Educativa-Diversity, Disability and Social and Educational Inclusion da Universidad de Alcalá - Espanha. Presidente da comissão organizadora do I,II,III,IV e V Congresso Brasileiro de Educação da UNESP de Bauru. Coordenou o Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas em parceria com o Ministério da Educação de 2008 a 2013. Coordenou seis cursos de Especialização da Educação Especial do Redefor, em parceria com SEE/SP e com a SME/SP. Foi Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial- ABPEE (2017-2021) e atualmente é tesoureira suplente.http://orcid.org/0000-0002-6238-8624. Vice-coordenadora do Centro Multidisciplinar para Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva - FAPESP (2024-2028).
Cristianne Maria Butto Zarzar, Universidade Pedagógica Nacional
Cristianne Butto Zarzar é doutora em Ciências com especialização em Matemática Educativa, pelo Centro de Investigación y de Estudios Avanzados (CINVESTAV IPN com doutorado pela Secretaria de Relações Exteriores, México, ,OEA ), mestra em Psicologia Cognitiva UFPE-Brasil. É professora titular titular C da Universidade Pedagógica Nacional Unidad Ajusco, Ciudad de México desde 2007 até a data. Participou de projetos de investigação no Departamento de Educação e Psicologia Cognitiva, sob a direção do Dr. David Carraher. UFPE-Brasil, no Departamento de Matemática Educativa Cinvestav sob a direção da Dra. Maria Teresa Rojano Ceballos. Estância de investigação curta no Departamento de Psicologia Clínica, Psicobiologia e Metodologia da Universidade de La Laguna, Espanha. No México foi responsável por projetos de investigação com financiamento externo PROMEP SEP Y CONACYT. Foi considerada acadêmica na Universidade Pedagógica Nacional. É membro do corpo acadêmico número 126 2estudio e promoção de parendização de qualidade mediada por TIc Digitales PRODEP SEP. Atualmente é responsável por um projeto de investigação sobre altas capacidades matemáticas e ambientes digitais pela Universidade Pedagógica Nacional Ajusco (2024-2026). Foi responsável pelo Programa de Doutorado em Educação da Universidade Pedagógica Nacional e pela modificação do plano de estudos no ano de 2023. Conta com uma amplia experiência em educação superior. Seus temas de interesse incluem álgebra temprana em ambientes digitais de aprendizagem, didática da aritmética e talento matemático com estudantes de educação básica. Sua produção científica inclui diversos artigos em revistas, cinco livros, capítulos de livros e artigos em memórias de congressos nacionais e internacionais. Recebi diversas teses de licenciatura, mestrado e doutorado.
Publicado
2025-08-21