A FORMAÇÃO DOCENTE PARA IDENTIFICAÇÃO E ENRIQUECIMENTO CURRICULAR DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO
Resumo
Este artigo apresenta os efeitos de uma proposta de formação continuada, aliada à consultoria colaborativa, voltada à identificação e ao atendimento de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AHSD). Fundamentada em referenciais teóricos sólidos, como as concepções de Renzulli, os pressupostos da educação inclusiva, e articulada à prática pedagógica, a formação mostrou-se eficaz na qualificação do trabalho docente, promovendo uma educação mais inclusiva e responsiva à diversidade. A mediação colaborativa favoreceu a construção coletiva de saberes, o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e o fortalecimento da autonomia docente. Os dados evidenciam maior sensibilidade dos professores para reconhecer sinais de AHSD e elaborar intervenções significativas, o que possibilitou a identificação de novos casos ao longo da intervenção, ainda que em número reduzido, mas indicativo de avanços no olhar pedagógico. A experiência foi parte de uma pesquisa de doutorado iniciada em 2022 e desenvolvida em duas etapas: um curso de formação com 180 horas e uma consultoria colaborativa realizada em 2023, em uma escola piloto. Os resultados demonstram que a formação docente favorece a ampliação do olhar pedagógico, promove a identificação de estudantes com AHSD e fomenta práticas mais significativas para esse público. Recomenda-se ampliar o escopo de futuras pesquisas, incluindo diferentes contextos e análises longitudinais, além da escuta de estudantes e famílias, a fim de aprofundar a compreensão dos impactos das ações de enriquecimento curricular. Conclui-se que a formação continuada é um caminho para o avanço das políticas públicas e das práticas educacionais inclusivas voltadas às AHSD
Publicado
2025-08-21
Seção
ARTIGOS
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