O MOMENTO PANDÊMICO DE COVID-19 E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE REMOTA: NARRATIVAS DE PROFESSORES EM NOVOS TEMPOS PARA A DOCÊNCIA

Resumo

No momento pandêmico, em função da covid-19, o cenário educacional criou uma mudança repentina e uma nova realidade: o ensino remoto. Esta pesquisa teve como objetivo, compreender as experiências de professores que atuam na Educação em Saúde no ensino remoto. Apoiamo-nos na pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, com quatro professores colaboradores que atuam em instituições no país. O material empírico foi tratado à luz da Análise Textual Discursiva, a saber: novos tempos, momentos a serem (re)contados: práticas e dificuldades que permeiam o ensino remoto na área da saúde; e, ensino remoto e mudança de planos pedagógicos: a condução das dificuldades na prática. Os resultados demonstram a realidade vivida dos professores diante dos desafios e de novas possibilidades formativas com vistas à mudança de práticas.

Biografia do Autor

Érika Fuscaldi Gomes Gonçalves, Unyleya
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - Campus Mário Penna/ Luxemburgo - BH/MG. (2007).- Bacharelado. Psicanalista clínica - Faculdade Metropolitana. Graduanda em Educação Física bacharelado pela Cruzeiro do Sul - BH/ MG - atualmente.Pós graduada em Fisioterapia Dermato-Funcional pela FCMMG - (2012)Pós graduada em Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia pela Wpós EAD - Unyleya (2015).Pós graduanda em MTC e acupuntura (em andamento).Curso de Aperfeiçoamento de Perícia Judicial em Fisioterapia pelo método Veronesi pela Mundo Fisio em Goiânia (2012).Experiência em Reabilitação Fisioterapeutica, Dermato-Funcional, Ergonomia, docência presencial e EAD.Experiência em reabilitação de cirurgia plástica.Pós graduada em Docência profissional, tecnológica e científica pela IFPA (2021) - Licenciatura.Sempre cliniquei antes e paralelo a docência. Professora e conteudista da Unyleya. Co autora do Livro Envelhescência Ativa e Feliz - Editora Literare Books. Orientadorado IFMA - Pesquisadora da NEEDED - UFMG, Mestranda especial CEFET - MG, Perito em Documentoscopia, grafotecnia e papiloscopia pela Academia do Perito.
Sebastião Rodrigues-Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
Doutor em Educação em Ciências (REAMEC-UFMT/UFPA/UEA). Mestre em Docência em Educação em Ciências (UFPA). Especialista em Docência Universitária com ênfase em Educação (UEPA). Licenciado em Pedagogia (UNAMA) e em Ciências Naturais - Física (UEPA). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Tem experiência em Educação em Ciências, atuando nos seguintes temas: Ensino de Física, Educação CTS, Alfabetização Científica e Tecnológica, Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Ciências, Pesquisa Narrativa, Análise Textual Discursiva e Formação de Professores.
Publicado
2025-11-01