INTERSECÇÕES ENTRE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO À LUZ DOS MULTILETRAMENTOS

Resumo

A presença das tecnologias digitais na sociedade contemporânea tem modificado a nossa maneira de comunicar-se, relacionar-se, aprender e trabalhar. No campo da educação, somos desafiados a pensar como essa integração pode promover uma compreensão crítica e reflexiva. O objetivo deste artigo é discutir as intersecções entre tecnologias, linguagens e práticas pedagógicas, à luz dos multiletramentos, nos processos de construção de sentidos no ambiente educacional contemporâneo. Para isso, realizamos um estudo bibliográfico somado às nossas práticas sociais, à nossa vivência acadêmica na disciplina “Multiletramentos e Tecnologias Digitais”. Acreditamos que este trabalho possa colaborar na identificação de caminhos e perspectivas para futuras pesquisas e práticas em múltiplos contextos comunicacionais e formação de cidadãos críticos e criativos.

Biografia do Autor

Laila Gardênia Viana Silva, Universidade Federal de Sergipe - UFS e Instituto Federal de Sergipe - IFS
Doutoranda em Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Tecnologias, Educação e Linguística Aplicada (Tecla). Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Sergipe (IFS). Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil. E-mail: lailagardeniavs@gmail.com
Daniele Santana de Melo, Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Doutoranda em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Digitais (ECult/CNPq/UFS). Professora de Educação Básica da rede estadual do município de Aracaju/SE.Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil. E-mail: dani7melo@gmail.com
Rafaela Virginia Correia da Silva Costa, Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Doutoranda em Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Tecnologias, Educação e Linguística Aplicada (Tecla). Professora de Educação Básica das redes estadual e municipal do município de Tobias Barreto/SE. Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil. E-mail: rafavirginiacosta@gmail.com
Publicado
2025-11-03