DANÇAS URBANAS: CORPO E VOZ DA PERIFERIA, UMA ANÁLISE EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA (1979-2024)

Resumo

Este trabalho analisou a produção sobre danças urbanas e Hip-Hop em 14 periódicos da Educação Física entre 1979 e 2024, a partir de uma revisão sistemática. Trata-se de uma investigação de abordagem quanti-qualitativa estruturada na correlação de fontes bibliográficas e documentais. Identificou-se 11 artigos, indicando que o tema é pouco explorado, especialmente no contexto educacional. A pesquisa também revelou uma concentração regional das publicações nas regiões Sudeste e Sul, refletindo desigualdades estruturais no acesso a recursos para pesquisa e a polarização da chegada do Hip-Hop no Brasil. A predominância de autores da área de Educação Física destaca um interesse crescente em resgatar a dança como tema da cultura corporal. Conclui-se que ainda há muitos caminhos para consolidar uma Educação Física que reconheça as danças urbanas como práticas legítimas e essenciais, valorizando suas expressões como formas de resistência, identidade e transformação social.

Biografia do Autor

Neil Franco, Universidade Federal de Juiz de Fora
Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor adjunto da Faculdade de Educação Física e desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora - MG.
Amanda Luiza Silvestre Netto, Universidade Federal de Juiz de Fora
Graduanda do Curso de Bacharelado em Educação Física/Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Juiz de Fora - MG, Brasil.
Publicado
2025-12-28