RAÍZES DE LUTA E SABERES ANCESTRAIS: A TRAJETÓRIA DA ESCOLA QUILOMBOLA ESTADUAL DAVID MIRANDA EM MACAPÁ-AP

Resumo

O presente artigo tem por objetivo geral discutir práticas educacionais de cunho antirracista desenvolvidos pela Escola Quilombola Estadual Professor David Miranda dos Santos, localizada na Comunidade de São José do Matapi, município de Macapá-AP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória bibliográfica e documental, bem como pesquisa de campo através de observação direta. Os dados revelam que a escola adotou um currículo escolar vinculado às dimensões etnoculturais e simbólicas da comunidade quilombola local. Sua educação visa uma aproximação entre os saberes da comunidade e os curriculares, e isso se dá através da elaboração e execução de diferentes projetos pedagógicos, nos quais incentivam a participação de todos, principalmente de seus estudantes, por meio de palestras motivacionais, momentos de sensibilização acerca da importância do elo família-escola, entre outras atividades de cunho sociocultural.

Biografia do Autor

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade do Estado do Amapá
Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Macapá, Amapá, Brasil. Professor no Mestrado Profissional em Matemática da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (FAPEAP). Lider e fundador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática, Cultura e Relações Étnico-Raciais (GEPECRER). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2947-5347
Publicado
2025-11-02