AÇÕES INTERDISCIPLINARES EM PROJETO INTERCULTURAL: NORTE AMERICANOS E INDÍGENAS TERENA

  • Maria Neusa G. Gomes de SOUZA UFMS/CPAQ
Palavras-chave: Relações interculturais. Interdisciplinaridade. Identidade.

Resumo

Apresentamos aqui as pesquisas preliminares referentes ao projeto interdisciplinar História, Artes e Línguas, em andamento desde 2015 do grupo de estudos e pesquisa em formação interdisciplinar de professores-GEPFIP, na linha diversidade cultural da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS no campus de Aquidauana/MS. Nosso objetivo é analisar as relações interculturais, identidade e práticas interdisciplinares nas ações desenvolvidas pelo projeto. O projeto se concretiza por meio de ações educativas entre os jovens americanos do norte, acadêmicos da UFMS e os jovens indígenas da etnia Terena. A metodologia da pesquisa de campo se desenvolveu pela participação ativa com o grupo, a observação, a descrição das atividades e a coleta dos depoimentos dos envolvidos. Para as análises utilizaremos a Interdisciplinaridade e Fenomenologia Hermenêutica. São nossos referenciais, Hall (2001), Candau (2008), Cintra (2014), Fazenda (2001) Ratund (2014), Bloch (2002), Silva (2012) entre outros.

Biografia do Autor

Maria Neusa G. Gomes de SOUZA, UFMS/CPAQ
Professora Doutora do curso de História da UFMS em Aquidauana/MS. Coordenadora do projeto de pesquisa História, artes e línguas, membro do grupo GEPFIP. Contato mnggs@hotmail.com. Pesquisadora da pluralidade cultural, regional e interdisciplinaridade.

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Publicado
2016-12-06