AÇÕES INTERDISCIPLINARES EM PROJETO INTERCULTURAL: NORTE AMERICANOS E INDÍGENAS TERENA

  • Maria Neusa G. Gomes de SOUZA UFMS/CPAQ

Resumen

Apresentamos aqui as pesquisas preliminares referentes ao projeto interdisciplinar História, Artes e Línguas, em andamento desde 2015 do grupo de estudos e pesquisa em formação interdisciplinar de professores-GEPFIP, na linha diversidade cultural da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS no campus de Aquidauana/MS. Nosso objetivo é analisar as relações interculturais, identidade e práticas interdisciplinares nas ações desenvolvidas pelo projeto. O projeto se concretiza por meio de ações educativas entre os jovens americanos do norte, acadêmicos da UFMS e os jovens indígenas da etnia Terena. A metodologia da pesquisa de campo se desenvolveu pela participação ativa com o grupo, a observação, a descrição das atividades e a coleta dos depoimentos dos envolvidos. Para as análises utilizaremos a Interdisciplinaridade e Fenomenologia Hermenêutica. São nossos referenciais, Hall (2001), Candau (2008), Cintra (2014), Fazenda (2001) Ratund (2014), Bloch (2002), Silva (2012) entre outros.

Biografía del autor/a

Maria Neusa G. Gomes de SOUZA, UFMS/CPAQ
Professora Doutora do curso de História da UFMS em Aquidauana/MS. Coordenadora do projeto de pesquisa História, artes e línguas, membro do grupo GEPFIP. Contato mnggs@hotmail.com. Pesquisadora da pluralidade cultural, regional e interdisciplinaridade.

Citas

BRASIL. MEC/ SE. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural. Brasília, 1997.

BRASIL. MEC/SEF, 1997. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996).

BRASIL. MEC/Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico -Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro - Brasileira, Africana e Indígena, nos termos da Lei n.º 9.394/96, fundamentada no Parecer CNE/CP n.º 3/2004.

BRASIL. MEC/Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de História, conforme Parecer CNE/CES n.º 492, de 3 de abril de 2001, modificado pelo Parecer CNE/CES n.º 1.363, de 12 de dezembro de 2001.

BLOCH, Marc. A apologia da História ou o oficio do Historiador. Rio de Janeiro. Ed: Zahar, 2002.

BURKE, Peter. A escola dos Annales (1929-1989) a revolução francesa da historiografia. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1997.

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: tensões entre igualdade e diferença. Revista brasileira de educação. Vol. 13, no. 37 jan/abr. 2008.

CERTEAU, Michel. A Escrita da história. tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

CINTRA, Rosana Carla Gomes. (org.) Desafios da prática docente na educação da infância. Pesquisas no cenário contemporâneo. Ed: Oeste. Campo Grande/MS. 2014

FAZENDA, Ivani. Dicionário em construção: interdisciplinaridade, 2.ed. São Paulo, Ed.Cortez. 2001.

______________ Historia teoria e pesquisa. 11ed. Campinas, SP, Papirus, 2003.

HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro. Ed. DP&A, 2001.

LENOIR, Yves. Didática e interdisciplinaridade: Uma complementaridade necessária e incontornável. In FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.) Didática e interdisciplinaridade. 11 ed. Campinas, SP: Prós, 2008.

RATUND, Isabel. Abordagens interdisciplinares em processos de intercâmbios culturais entre Brasil e Estados Unidos. Revista Diálogos Interdisciplinares – UFMS. vol. 1, no.1, 2014.

SILVA, Ana Lucia, Gomes da. Interdisciplinaridade na temática indígena aspectos teóricos e práticos da educação, artes e cultura. Tese - Doutorado em Educação. São Paulo: PUC, 2013.

MEIO ELETRÔNICO

IBGE. Instituto brasileiro de geografia e estatísticas. www.indigenas.ibge.gov.br/ acessado em junho de 2016.

BRASIL, Fundação nacional do índio- site www.funai.gov.br . Acessado maio de 2016.

Publicado
2016-12-06