UNIVERSIDADE NA ESCOLA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES COM RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA A ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL MARIA CORRÊA DIAS – ANASTACIO/MS

Ariane da Silva CASTRO, Ana Lúcia Gomes da SILVA

Resumo


O presente texto parte da parceria, como pressuposto da interdisciplinaridade, entre o Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Campus de Aquidauana e a Escola Estadual Maria Corrêa Dias no Município de Anastácio-MS, seguindo as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs para os Cursos de Pedagogia do Brasil. Nosso objetivo é descortinar novas possibilidades de ações interdisciplinares pedagógicas na alfabetização dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, em via dupla contribuir com os acadêmicos na ressignificação da utilização dos recursos tecnológicos como ferramentas na prática pedagógica. Lidamos com a rapidez de acesso às informações, bem como com as novas possibilidades de comunicação e interação como formas de aprender, ensinar e construir conhecimentos. Daí, este estudo investir na parceria entre a Universidade e Escola, criando condições em ambientes tecnológicos, lúdicos, literários e artísticos de aprendizagem na alfabetização. A pesquisa assentou-se em aportes teóricos de autores como Fazenda, Nóvoa, Oliveira, Kramer, Teberosky, Silva Iavelberg e documentos oficiais. Resultados apontam para o significativo envolvimento, comprometimento dos acadêmicos, dos alunos(as), das professoras coordenadoras do projeto e dos demais segmentos envolvidos na escola. Na avaliação destacaram diversos pontos positivos como a contação de estórias com as referências na literatura infantil, os aspectos lúdicos, artísticos e a utilização das tecnologias educacionais.

Palavras-chave


Formação de Professores. Interdisciplinaridade. Literatura Infantil.

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Referências


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