BECOMING A CRITICAL LANGUAGE TEACHER: a reflexive journey

  • Brian MORGAN Glendon College/York University
Palavras-chave: Pedagogias e letramentos críticos. Ensino de língua inglesa na China. Interculturalidade.

Resumo

Com base num projeto colaborativo com colegas brasileiros, o autor reflete sobre sua compreensão do escopo e fundamento do trabalho crítico no Ensino de Língua Inglesa (ELT). Com esse objetivo, examina e debate a distinção terminológica entre pedagogias críticas (ex.: modernismo emancipatório, PENNYCOOK, 2001) e letramentos críticos (ex.: problematização de pressupostos, cf. PENNYCOOK, 2001) como sugerido por alguns teóricos brasileiros (ex.: MENEZES DE SOUZA 2011; JORDÃO, no prelo).  Inspirado nesse debate, o autor analisa sua própria formação inicial como educador crítico no Instituto Sichuan de Língua Estrangeira em Chongqing, República Popular da China. O artigo discute os desafios da aplicação de teorias críticas do ocidente em ambientes chineses, sequenciado por uma aula específica em ELT crítico ministrado pelo autor. A parte final do artigo explora as implicações dessa aula em relação aos vários entendimentos de criticidade na prática de ensino de língua.

Referências

CASANAVE, C. P. Controversies in second language writing: Dilemmas and decisions in research and instruction. Ann Arbor, MI: University of Michigan Press, 2004.

CHUN, C. Engaging with the everyday: Power and meaning making in an EAP classroom. Bristol, UK: Multilingual Matters, 2015.

COVEY, M. Cultural conventions and expectations of two cultural groups in reading and writing. Masters Thesis. University of Toronto, 1983.

CROOKES, G. The practicality and relevance of second language critical pedagogy. Language Teaching, v. 43, n. 3, p. 333-348, 2010.

ERBAUGH, M. Taking advantage of China's literary tradition in teaching Chinese students. The Modern Language Journal, v. 74, n. 1, p. 15-27, 1990.

FLEMING, D.; MORGAN, B. Discordant anthems: ESL and critical citizenship education. Citizenship Education Research, v. 1, p. 28-40, 2011.

GIROUX, H. Schooling and the struggle for public life: Critical pedagogy in the modern age. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1988.

JORDÃO, C. M. English language as agonistic hydra: Teacher education for Brazilian teachers of English. In: P. BUNCE, V.; RAPATAHANA; R. PHILLIPSON, TUPAS, T. R. F. (Eds.)Why English? Confronting the hydra. Bristol, UK: Multilingual Matters, in press.

LUKE, A. Regrounding critical literacy: Representation, facts and reality. In: M. R. Hawkins (Ed.). Framing language and literacies: Socially situated views and perspectives. New York: Routledge, 2014. p. 136-148.

MATALENE, C. Contrastive rhetoric: An American writing teacher in China. College English, v. 47, n. 8, p. 789-807, 1985.

MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Para uma redefinição do letramento crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, R. F; ARAÚJO, V. A. (Orgs.). Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.

MILTON, D.; MILTON, N. D. The wind will not subside. New York: Pantheon, 1976.

MONTE MÓR, W.; MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias-conhecimentos de línguas estrangeiras. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Básica, 2009.

MORGAN, B. Post structuralism and applied linguistics: Complementary approaches to identity and culture in ELT. In: CUMMINS, J.; DAVIDSON, C. (Eds.). International handbook of English language teaching. Norwell, MA: Springer Publishers, 2007. v. 2. p. 949-968.

MORGAN, B.; RAMANATHAN, V. Critical literacies and language education: Global and local perspectives. Annual Review of Applied Linguistics, n. 25, p. 151-169, 2005.

NORTON, B.; MORGAN, B. Post structuralism. In: CHAPELLE, C.; HARKLAU, L. (Eds.). Encyclopedia of Applied Linguistics. Wiley-Blackwell, 2013.

PENNYCOOK, A. D. Critical applied linguistics: A critical introduction. LEA / Routledge, 2001.

PENNYCOOK, A. D. Critical and alternative directions in applied linguistics. Australian Review of Applied Linguistics, v. 33, n. 2, p. 1-18, 2010.

PENNYCOOK, A. D. Language and mobility: Unexpected places. Bristol, UK: Multilingual Matters, 2012.

TAVARES, R. R.; BRYDON, D. (Eds.). Letramentos transnacionais: Mobilizando o conhecimento entre Brasil/Canadá. Maceió, Brasil: EDUFAL, 2013.

Publicado
2014-10-31