ENTENDENDO OS NOVOS LETRAMENTOS DA PERSPECTIVA EDUCACIONAL: foco nas práticas sociais diárias
Resumo
Foi no final da década de oitenta que os computadores passaram a fazer parte do ensino nas universidades brasileiras (PAIVA, 2008). Entretanto, o que se tem discutido é como seu uso está sendo feito, com que propósitos e fundamentos teóricos. As novas tecnologias estão presentes na vida (salas de aula, locais de trabalho e lazer, dentre outros), gerando novas linguagens e construções de sentido. As escolas e universidades estão sendo desafiadas a promover práticas que dialoguem com essas novas demandas de uma sociedade em constante transformação. Ao promover um diálogo com a nova realidade, os ‘novos letramentos’ (LANKSHEAR; KNOBEL, 2003, 2006) buscam revisitar as ontologias e epistemologias de ensino-aprendizagem, ressaltando a necessidade do posicionamento crítico, colaborativo e transformativo do cidadão em contexto complexo, pluralizado, heterogêneo e instável (MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2013; OCEM-LE, 2006). Este artigo busca estabelecer uma relação entre as práticas de letramentos com as práticas escolares de escolas e universidades no mundo globalizado e tecnologizado. Ele é parte de pesquisas sobre novos letramentos, formação crítica de professor e sociedade, com uso de metodologia de natureza qualitativa, interpretativa, bibliográfica e exploratória. A conclusão parcial revela a necessidade de se desenvolver mais pesquisas nesta área de conhecimento e práticas inovadoras, colaborativas, críticas e transformativas em contextos educacionais.
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