PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: diálogos sobre alfabetização, literatura infantil e professores do ciclo
Resumo
Destina-se o presente trabalho a abordar os diálogos incidentes no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), sobre literatura infantil, sobre os conceitos de alfabetização/letramento e, principalmente, uma reflexão sobre a voz dos professores alfabetizadores por meio das narrativas. Instituído pelo governo federal com adesão dos estados e municípios brasileiros, o PNAIC traz como proposta a formação dos professores alfabetizadores que atendem do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e a alfabetização das crianças até os oito anos de idade. Exploramos, por meio de questionário, as narrativas de três professoras do ciclo de alfabetização de uma escola estadual do município de Anastácio/MS, com o objetivo de perceber os olhares desses docentes sobre a própria alfabetização e a alfabetização dos seus alunos, bem como analisar as concepções de literatura infantil nesse processo. Para tanto, recorremos às políticas públicas que instituem o PNAIC e as leituras recomendadas sobre o objeto da literatura infantil no processo de formação dos professores. Desse modo, observamos nesses diálogos entre alfabetização, letramento e literatura infantil, o propósito de valorizar as vozes dos professores alfabetizadores para que se percebam como principais agentes do processo de aproximar os futuros leitores ao mundo literário. No entanto, nas análises empreendidas a partir das respostas dos professores alfabetizadores ficou evidente um descompasso entre a política educacional e a prática docente.
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