SOCIAL INCLUSION: one of the main challenges of distance education
Resumo
No momento presente quando as novas tecnologias estão mediando o processo de letramento se faz importante discutir a efetividade e complexidade da interação implícita na Educação a Distância (EaD) para a inclusão social em um país geograficamente vasto e culturalmente heterogêneo como o Brasil. Entendemos que apesar de problemas como um apropriado sistema de letramento digital, acesso adequado à comunicação tecnológica, como assim também a possibilidade de enfrentar os custos financeiros, a EaD pode ainda ser efetiva no Brasil porque alcança lugares de difícil acesso, afastados dos centros universitários e assim coloca em contato as grandes metrópoles com áreas rurais ao tempo que contribui para encurtar distâncias de classe, gênero e diferenças étnicas e raciais entre os brasileiros que pertencem a diferentes âmbitos da nação.
Referências
BRASIL. Ministério de Educação. Gênero e Diversidade na Escola Formação de Professoras/es em Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Brasilia, 2006.
BRYDON, Diana; COLEMAN, W. D. (Eds.). Renegotiating Communities.Vancuver Toronto, UBC Press, 2008.
CHAMBERLIN, J. Edward. If This Is Your Land, Where are Your Stories? Finding Common Ground. Toronto: Vintage Canada, 2007.
DILLON, Connie; GREENE, Barbara. “Learner Differences in Distance Learning: Finding Differences that Matter”. In: MOORE, Michael Grahame; ANDERSON, William G. (Eds.). Handbook of Distance Education. Mahwah, New Jersey: London: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2003.
GRAFF, Gerald. Beyond the Culture Wars. How Teaching the Conflicts Can Revitalize American Education. New York: London. W. W. Norton & Co., 1993.
GRANGER, Daniel; BOWMAN, M. Constructing Knowledge at a Distance: The Learner in Context” In: MOORE, Michael Grahame; ANDERSON, William G. (Eds.). Handbook of Distance Education. Mahwah, New Jersey: London: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2003.
SMITH, Sidonie; WATSON, Juli. [2001]. A Guide for Interpreting Life Narratives. Reading Autobiography. London: Minneapolis: University of Minnesota Press, 2010.
TORI, Romero. “A Presença das Tecnologias Interativas na Educação”. Revista de Computação e Tecnologia da PUC-SP, São Paulo/SP, v. 2, n. 1, p. 1-16, 2010.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.