SOCIAL INCLUSION: one of the main challenges of distance education

  • Cielo Griselda FESTINO Universidade Paulista
Palavras-chave: Educação a Distância (EaD). Inclusão social. Narrativas de vida.

Resumo

No momento presente quando as novas tecnologias estão mediando o processo de letramento se faz importante discutir a efetividade e complexidade da interação implícita na Educação a Distância (EaD) para a inclusão social em um país  geograficamente vasto e culturalmente  heterogêneo como o Brasil. Entendemos que apesar de problemas como um apropriado sistema de letramento digital, acesso adequado à comunicação tecnológica, como assim também a possibilidade de enfrentar os custos financeiros, a EaD pode ainda ser efetiva no Brasil porque alcança lugares de difícil acesso, afastados dos centros universitários e assim coloca em contato as grandes metrópoles com áreas rurais ao tempo que contribui para encurtar distâncias de classe, gênero e diferenças étnicas e raciais entre os brasileiros que pertencem a diferentes âmbitos da nação.

Biografia do Autor

Cielo Griselda FESTINO, Universidade Paulista

No momento presente quando as novas tecnologias estão mediando o processo de letramento se faz importante discutir a efetividade e complexidade da interação implícita na Educação a Distância (Doravante EaD) para a inclusão social em um pais  geograficamente vasto e culturalmente  heterogêneo como o Brasil.

Entendemos que apesar de problemas como um apropriado sistema de letramento digital, acesso adequado à comunicação tecnológica, como assim também a possibilidade de enfrentar os costos financieros, a EaD pode ainda ser efetiva no Brasil porque alcança lugares de difícil acesso, afastados dos centros universitários e assim coloca em contato as grandes metropoles com áreas rurais ao tempo que contribui para encurtar distâncias de classe, gênero e diferenças étnicas e raciais entre os Brasileiros que pertencem à diferentes âmbitos da nação.

Referências

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Publicado
2014-10-31