INVENTIVIDADE COM TEATRO DE BONECOS

  • Ironilde Gomes FRAZÃO Sinted
Palavras-chave: Invenção. Construção. Interação.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo observar uma proposta pedagógica que trabalha o potencial inventivo do pré-adolescente na criação e construção de elementos do seu imaginário, apesar de possíveis limitações de coordenação motora fina. Visa ao aprendizado a partir da interdisciplinaridade com áreas afins, em parceria com alunos monitores que estarão sendo avaliados quanto às habilidades de mediação, interação e compromisso com o projeto. A proposta sugere a concepção e produção de personagens, fantoches e marionetes, caracterizados através de desenhos inspirados em histórias contadas em sala de aula. É um projeto interativo entre alunos do 5º ano do ensino fundamental, enquanto autores, e uma equipe do ensino médio, na qualidade de capacitadores.

Biografia do Autor

Ironilde Gomes FRAZÃO, Sinted
Professora, Licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura pela UFMS e Artes – Educação Artística, pelo Centro Universitário Claretiano. Pós-graduação lato sensu em Letras – Língua Portuguesa (UFMS) e Metodologia do Ensino de Artes (UNINTER).

Referências

AVANCI, Aline Piovezana. Aula que desenvolve a motricidade infantil. Disponível em: < http://recantodasletras.uol.com.br/infantil/243639> Acesso em: 15 nov. 2009.

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96. Brasília: MEC, 1996.

BROWN, Guillermo. Jogos Cooperativos: Teoria e Prática. São Paulo: Sinadol, 2004.

CENTRO DE ESTUDOS AUGUSTO CURY. O nascimento da mente no feto humano. Disponível em: < http://psiquemultifocal.blogspot.com/2009/03/o-nascimento-da-mente-humana-no-feto.html> Acesso em: 10 dez. 2010.

DÓRIA, Lília Maria Fleuri Teixeira. Metodologia do ensino de artes: Linguagem do teatro. Curitiba: Ibpex, 2009.

KAUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. Perspectiva: São Paulo, 1984.

MEYERHOFF, Michael. Desenvolvimento cognitivo e social de um recém-nascido. Disponível em: < http://saude.hsw.uol.com.br/compreendendo-o-desen-volvimento-cognitivo-e-social-de-um-recem-nascido3.htm>. Acesso em: 22 out. 2010.

NEVES, Ricardo. Como um fantoche e só tu me fazes dançar.Disponível em: < http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid= 155186>. Acesso em: 22 out. 2010.

REGO, Tereza Cristina. VYGOTSKY: uma Perspectiva Histórico-cultural da Educação. 20. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

SECRETARIA DE CULTURA MS. Filmagem: Grupo SESI BONECOS. Campo Grande, 2010.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Publicado
2014-10-31