INVENTIVIDADE COM TEATRO DE BONECOS
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo observar uma proposta pedagógica que trabalha o potencial inventivo do pré-adolescente na criação e construção de elementos do seu imaginário, apesar de possíveis limitações de coordenação motora fina. Visa ao aprendizado a partir da interdisciplinaridade com áreas afins, em parceria com alunos monitores que estarão sendo avaliados quanto às habilidades de mediação, interação e compromisso com o projeto. A proposta sugere a concepção e produção de personagens, fantoches e marionetes, caracterizados através de desenhos inspirados em histórias contadas em sala de aula. É um projeto interativo entre alunos do 5º ano do ensino fundamental, enquanto autores, e uma equipe do ensino médio, na qualidade de capacitadores.
Referências
AVANCI, Aline Piovezana. Aula que desenvolve a motricidade infantil. Disponível em: < http://recantodasletras.uol.com.br/infantil/243639> Acesso em: 15 nov. 2009.
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96. Brasília: MEC, 1996.
BROWN, Guillermo. Jogos Cooperativos: Teoria e Prática. São Paulo: Sinadol, 2004.
CENTRO DE ESTUDOS AUGUSTO CURY. O nascimento da mente no feto humano. Disponível em: < http://psiquemultifocal.blogspot.com/2009/03/o-nascimento-da-mente-humana-no-feto.html> Acesso em: 10 dez. 2010.
DÓRIA, Lília Maria Fleuri Teixeira. Metodologia do ensino de artes: Linguagem do teatro. Curitiba: Ibpex, 2009.
KAUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. Perspectiva: São Paulo, 1984.
MEYERHOFF, Michael. Desenvolvimento cognitivo e social de um recém-nascido. Disponível em: < http://saude.hsw.uol.com.br/compreendendo-o-desen-volvimento-cognitivo-e-social-de-um-recem-nascido3.htm>. Acesso em: 22 out. 2010.
NEVES, Ricardo. Como um fantoche e só tu me fazes dançar.Disponível em: < http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid= 155186>. Acesso em: 22 out. 2010.
REGO, Tereza Cristina. VYGOTSKY: uma Perspectiva Histórico-cultural da Educação. 20. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
SECRETARIA DE CULTURA MS. Filmagem: Grupo SESI BONECOS. Campo Grande, 2010.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.