CONTEXTO DIVERSIFICADO EM DESTAQUE: as relações da cultura lúdica da região do Pantanal de Aquidauana/MS com as instituições de ensino

  • Franchys Marizethe Nascimento Santana FERREIRA UFMS/CPAQ
Palavras-chave: Cultura formativa. Ludicidade. Cultura regional. Escola.

Resumo

O estudo visa revelar o mundo vida e os conhecimentos culturais por meio dos significados das imagens simbólicas da ludicidade com o objetivo de revitalizar a cultura e aprimorar o processo ensino/aprendizagem nos aspectos do desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor, físico e social da criança nas escolas da região do Pantanal em Aquidauana/MS. Destaca-se que as brincadeiras expressam a forma como uma criança reflete, ordena, desorganiza, destrói e reconstrói o mundo à sua maneira. É também um espaço onde ela pode expressar, de modo simbólico, suas fantasias, desejos, medos, sentimentos agressivos e os conhecimentos que vai construindo, a partir das experiências que vivenciam. Nestes termos, torna-se relevante investigar o trabalho da cultura regional desenvolvido pelos professores que atuam e atendem crianças oriundas de contextos diversificados como urbana, pantaneiro, indígena, ribeirinha, quilombola e da zona rural.  Utilizamos referenciais como Kischimoto (2008); Huizinga (1980); Oliveira (2006); Rojas (2006); Sarmento (2012); Winnicott (2012), dentre outros. Destaca-se que as brincadeiras expressam a forma como uma criança reflete, ordena, desorganiza, destrói e reconstrói o mundo à sua maneira. É também um espaço onde ela pode expressar, de modo simbólico, suas fantasias, desejos, medos, sentimentos agressivos e os conhecimentos que vai construindo, a partir das experiências que vivenciam.       

Biografia do Autor

Franchys Marizethe Nascimento Santana FERREIRA, UFMS/CPAQ
Possui Doutorado em Educação (UFMS), Mestrado em Educação (UCDB), Especialização em Didática (Faculdade São Luiz/SP); Psicopedagogia (UNAES) e Graduação em Pedagogia (UFMS). Professora efetiva da Universidade Federal da Mato Grosso do Sul/Campus de Aquidauana. Atua há mais de 30 anos na Educação Básica desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Assumiu por sete anos o cargo concomitante de Coordenadora Pedagógica e Diretora Escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em temas relacionados a Ludicidade, Ensino-aprendizagem, Educação Infantil, Avaliação, Alfabetização, Literatura Infanil, Interdisciplinaridade, Produção de Textos. Coordena projetos de extensão. Ministra cursos, oficinas e profere palestras sobre os mais variados temas educacionais. Integra o Grupo de Pesquisa Fenomenologia, Formação, Linguagem Lúdica, Interdisciplinaridade em Pesquisa e Educação - FFLLIPE da UFMS e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Interdisciplinar de Professores - GEPFIP. Pesquisa coordena o Laboratório de Artes e Ludicidade na Diversidade CulturalUFMS/CPAQ. Formadora do Pacto. Conselheira da OMEP/BRASIL/MS/AQUIDAUANA.

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Publicado
2014-10-31