CONTEXTO DIVERSIFICADO EM DESTAQUE: as relações da cultura lúdica da região do Pantanal de Aquidauana/MS com as instituições de ensino
Resumo
O estudo visa revelar o mundo vida e os conhecimentos culturais por meio dos significados das imagens simbólicas da ludicidade com o objetivo de revitalizar a cultura e aprimorar o processo ensino/aprendizagem nos aspectos do desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor, físico e social da criança nas escolas da região do Pantanal em Aquidauana/MS. Destaca-se que as brincadeiras expressam a forma como uma criança reflete, ordena, desorganiza, destrói e reconstrói o mundo à sua maneira. É também um espaço onde ela pode expressar, de modo simbólico, suas fantasias, desejos, medos, sentimentos agressivos e os conhecimentos que vai construindo, a partir das experiências que vivenciam. Nestes termos, torna-se relevante investigar o trabalho da cultura regional desenvolvido pelos professores que atuam e atendem crianças oriundas de contextos diversificados como urbana, pantaneiro, indígena, ribeirinha, quilombola e da zona rural. Utilizamos referenciais como Kischimoto (2008); Huizinga (1980); Oliveira (2006); Rojas (2006); Sarmento (2012); Winnicott (2012), dentre outros. Destaca-se que as brincadeiras expressam a forma como uma criança reflete, ordena, desorganiza, destrói e reconstrói o mundo à sua maneira. É também um espaço onde ela pode expressar, de modo simbólico, suas fantasias, desejos, medos, sentimentos agressivos e os conhecimentos que vai construindo, a partir das experiências que vivenciam.
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