ARTE E CULTURA NA EDUCAÇÃO: uma parceria imprescindível para aprendizagem
Resumo
O presente relato tem por objetivo relatar a importância da arte e cultura serem inseridas dentro da educação. A Arte e a Cultura estão presentes em toda a sociedade. Afirmamos isso através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9.394/96, que veio garantir este espaço à educação infantil bem como o da arte neste contexto. Assim, de acordo com que foi instruído abordaremos algumas práticas já inseridas dentro e fora de sala de aula, relatando seu desenvolvimento e sua avaliação dentro da instituição. Alguns pressupostos teóricos da educação serviram de base para nossa leitura dos autores como Ferraz e Fusari (1999); Neri (2010); Heijmans (2013); D’Aquino (1980), dentre outros. Percebemos o quanto é importante estudar a arte e cultura nas escolas, pois proporciona aos estudantes, outra visão de mundo, ampliando o seu conhecimento, levando-os a obterem, ao menos teoricamente, com culturas diferentes, hábitos e costumes distintos.
Referências
FERRO, O. M. dos R.; LOPES, Z. de A. L. Educação e cultura: lições históricas do universo Pantaneiro. Campo Grande: Ed. da UFMS, 2013.
HEIJMANS P. M. Arte: uma linguagem natural. Disponível em: < http://www.fae.ufmg.br/setimaarte/images/pdf/heijmans-pierre-arte-umalinguagem-natural.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2014.
HEIMBACH, N. Cultura regional e o ensino da Arte: caminho para uma prática intercultura? Estudo de Caso: Escola Municipal Sulivam Silvestre de Oliveira – Tumume Kalivono “Criança do Futuro”. 2008. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Gradução em Educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande/MS, 2008.
NERI, N. de S. O lugar da arte-educação no ensino fundamental. Disponível em: < http://www.uneb.br/salvador/dedc/files/2011/05/MONOGRAFIA-Nanete-de-Souza-Neri.pdf>. Acesso em: 30 maio 2014.
OS SARAUS estão de volta. Disponível em: < http://www.escolavillare.com.br/artigos/os-saraus-estao-de-volta/>. Acesso em: 23 maio 2014.
UNESCO [Informações dispersas]. Disponível em: < http//www.unesco.org.br>. Acesso em: 13 set. 2011.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.