O ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades nas práticas interdisciplinares

  • Maria Neusa G. Gomes de SOUZA UFMS/CPAQ
Palavras-chave: Ensino. Diversidade cultural. Interdisciplinaridade.

Resumo

Este texto nasceu a partir das leituras do “Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Interdisciplinar de Professores”, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Campus de Aquidauana, em 2014. Integro a linha de pesquisa Diversidade Cultural. Minha intenção é apresentar uma pesquisa em andamento sobre a prática de ensino de História iniciada em 2013. Mostro “o lugar de onde falo” meu campo de atuação no curso de História, e trago algumas perspectivas interdisciplinares para o ensino. Como metodologia de pesquisa foi aplicada com um questionário com perguntas a vinte professores de História que responderam as questões; para análise das respostas utilizei os quadros Fenomenológicos e a Hermenêutica. Os resultados pelas categorias abertas encontradas foram: criar, renovar, dedicar, ajudar, conhecer, estimular e carinho desvelando o sentido e significado da prática dos professores. Encerro apresentando algumas possibilidades de ação interdisciplinar. São referenciais teóricos: I. Fazenda (2010); M. Bloch (2002); L. Febvre (1985); M. Gadotti (1992); E. Morin (2004) entre outros.

Biografia do Autor

Maria Neusa G. Gomes de SOUZA, UFMS/CPAQ
Professora efetiva do curso de História no campus de Aquidauana/Mato Grosso do Sul na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Interdisciplinar do Professor - GEPFIP / Coordenadora da Linha de pesquisa Diversidade Cultural. Pesquisadora da História e Cultura.

Referências

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da história. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. Obras escolhidas. v. 1.

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

BLOCH, M. L. B. Apologia da História ou O oficio do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

BLOCH, M. L. B. (Org.). História e Historiadores: textos reunidos por Étienne Bloch. Lisboa: Editorial Teorema, 1998.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino de Historia e Geografia. Brasília/DF: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Decreto n. 6.177, de 1º de agosto de 2007. Promulga a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, assinada em Paris, em 20 de outubro de 2005. Diário Oficial da União, Brasília/DF, 2 ago. 2007. Seção 1, p. 3-6.

DARTIGUES, A. O que é Fenomenologia? Tradução de Maria José de Almeida. Rio de Janeiro: Eldorado, 1973.

FAZENDA, I. A teoria fecunda e a prática difícil da Interdisciplinaridade. Texto GEPI. PUC/São Paulo. 2010.

FAZENDA, I. Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade na formação de professores. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa e Administração, v. 1, n. 1, p. 24-32, maio 2009.

FAZENDA, I. (Org.). Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 2002.

FEBVRE, L. Combates pela História. 2. ed. São Paulo: Presença, 1985.

GADOTTI, M. Diversidade cultural e educação para todos. Rio de Janeiro: Graal, 1992. p. 23.

GUIMARÃES, S. Didática e prática de ensino de História: experiências reflexões e aprendizado. 13. ed. rev. e ampl. Campinas: Papirus, 2012. (Coleção magistério formação e trabalho pedagógico).

MORIN, E. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. São Paulo: Bertrand Brasil, 2004.

RICOEUR, P. Conflito das Interpretações. Porto/Portugal: Rés., 1988.

SILVA, A. L. G.; TELLES,B. M.; PASQUALUCCI, L. Diálogos Construídos no GEPI/PUC/SP com base no tripé Interdisciplinar: arte-educação, afetividade e fenomenologia. Revista Interdisciplinaridade, São Paulo, v.1, n. 3, 2013.

SILVA, Marcos A.; FONSECA, Selva G. Ensinar Historia no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas (SP): Papirus, 2007.

Publicado
2014-10-31