INDERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO: desafios e perspectivas
Resumo
Neste estudo enfocamos um panorama de discussões sobre a prática interdisciplinar na área educacional. Para tanto, investigamos os estudos sobre o respectivo tema em autores renomados como Fazenda (1997, 1995, 1993); Japiassú (1976); Magalhães (2009); Ricouer (2006); Perrenoud (2008), dentre outros. O entendimento sobre interdisciplinaridade constatada nas leituras realizadas é de articulação dos saberes de diferentes disciplinas/áreas do conhecimento em favor de um ensino contextualizado. Alguns estudiosos associam a interdisciplinaridade à mudança de atitude, ação e competência. Percebe-se a necessidade de um olhar universal sobre o conhecimento, o que permite possuir habilidades para construir as respostas possíveis ou necessárias a cada contexto. Assim, é possível repensar nossa vida, nossa prática profissional, nossas relações, nossas circunstâncias, lidar com as questões cotidianas de outras maneiras, e principalmente, construir não apenas uma nova prática profissional, mas uma nova realidade, para todos os agentes do processo educacional.
Referências
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