PROFESSOR/CONTADOR DE HISTORIAS BUSCANDO POSSIBILIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM LÚDICA

  • Glaucimar Carlos SANCHES SED/MS
  • Franchys Marizethe Nascimento Santana FERREIRA UFMS/CPAQ
Palavras-chave: Literatura infantil. Desenvolvimento infantil. Recursos.

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo destacar a relevância da contação de histórias, como atividade lúdica, no processo de construção e desenvolvimento da criança desde a mais tenra idade, ampliando sua imaginação e auxiliando organizar sua oralidade. Ressalta-se os aspectos contributivos na formação do futuro leitor, incentivando a promovendo melhorias no processo ensinar/aprender. Pontuamos sobre a importância de o educador utilizar como metodologia a arte de contar histórias tendo como recursos inúmeros aparatos que podem dinamizar o momento da contação. Enquanto aporte teórico apresente-se considerações de Abramovich (2004); Amaral (2002); Carvalho (2014); dentre outros. Constatamos que as metodologias quanto inseridas de forma harmoniosa e com os objetivos definidos contribuem significativamente na formação de um leitor crítico e autônomo, possibilitando que suas aulas sejam mais dinâmicas e significativas.

Biografia do Autor

Glaucimar Carlos SANCHES, SED/MS
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2010) e graduação em PEDAGOGIA HABILITAÇÃO SERIES INICIAIS pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Especialização em Educação Infantil pela UFMS Atualmente é administrativo - Secretaria de Estado de Educação.
Franchys Marizethe Nascimento Santana FERREIRA, UFMS/CPAQ
Possui Doutorado em Educação (UFMS), Mestrado em Educação (UCDB), Especialização em Didática (Faculdade São Luiz/SP); Psicopedagogia (UNAES) e Graduação em Pedagogia (UFMS). Professora efetiva da Universidade Federal da Mato Grosso do Sul/Campus de Aquidauana. Atua há mais de 30 anos na Educação Básica desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Assumiu por sete anos o cargo concomitante de Coordenadora Pedagógica e Diretora Escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em temas relacionados a Ludicidade, Ensino-aprendizagem, Educação Infantil, Avaliação, Alfabetização, Literatura Infanil, Interdisciplinaridade, Produção de Textos. Coordena projetos de extensão. Ministra cursos, oficinas e profere palestras sobre os mais variados temas educacionais. Integra o Grupo de Pesquisa Fenomenologia, Formação, Linguagem Lúdica, Interdisciplinaridade em Pesquisa e Educação - FFLLIPE da UFMS e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Interdisciplinar de Professores - GEPFIP. Pesquisa coordena o Laboratório de Artes e Ludicidade na Diversidade CulturalUFMS/CPAQ. Formadora do Pacto. Conselheira da OMEP/BRASIL/MS/AQUIDAUANA.

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Publicado
2014-10-31