O RACIOCÍNIO LÓGICO DE ALUNOS DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: OS JOGOS INTERDISCIPLINARES COMO EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

  • João Augusto Galvão Rosa Costa Prefeitura Municipal de Duque de Caxias/ Professor
  • Yvone de Lima e Silva Colégio Pedro II/ Departamento de Educação Física

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar se os jogos interdisciplinares podem promover a melhoria do raciocínio lógico nas aulas de Educação Física, sendo a pesquisa realizada com alunos do 4º do Ensino Fundamental de uma escola localizada em Gramacho, Duque de Caxias. Tem por justificativa a dificuldade da turma em organizar o pensamento para alcançar os objetivos estabelecidos pelas atividades aplicadas, principalmente em jogos que preconizavam a estratégia, o trabalho em grupo, a relação entre o concreto e o abstrato e as regras que iam sendo elevadas a um nível maior de complexidade. A pesquisa possui caráter qualitativo e está fundamentada na pesquisa-ação. Utilizou-se a observação participante como instrumentos de coleta de dados. Como referencial teórico-metodológico de análise dos dados, usou-se a análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a vivência dos jogos interdisciplinares pelos alunos contribuiu para o desenvolvimento do raciocínio lógico. A própria ação e reflexão proporcionadas pelos jogos foram fundamentais no desenvolvimento do raciocínio lógico devido às estratégias, à organização do pensamento, às noções de quantidade, espaço, classificação e exploração do material. Concluiu-se a partir da análise dos dados que os jogos interdisciplinares devem ser trabalhados nas aulas de Educação Física escolar e nos diversos componentes curriculares, principalmente por se caracterizarem como importantes ferramentas de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

João Augusto Galvão Rosa Costa, Prefeitura Municipal de Duque de Caxias/ Professor
Licenciado em Educação Física na UFF Especialista em Educação Física escolar pela UFF Especialista em Docência na Educação Básica pelo Colégio Pedro II.
Yvone de Lima e Silva, Colégio Pedro II/ Departamento de Educação Física
Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade Nacional de Rosário - AR (2012 até então). Mestre em Ciências do Desporto e Educação Física pela UERJ (2000). Especialista em Administração e Supervisão Escolar pela UCAM (2008). Especialista em Educação e Reeducação Psicomotora pela UERJ (1996). Licenciada em Educação Física pela UERJ (1989). Atuou como Coordenadora de Ensino em escolas da rede privada (2004-2013). Foi Assessora Pedagógica do Departamento de Educação Física do Colégio Pedro II (2001-2003). Membro da banca de avaliadores dos processos de Reconhecimento de Saberes e Competências, RSC (2014-até então). Atualmente, no Colégio Pedro II, é professora do Ensino Fundamental e professora supervisora do Programa de Residência Docente, PRD. Temas de investigação: gestão escolar, formação continuada de professores, metodologia de ensino e qualidade da prática pedagógica.

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Publicado
2020-01-20