O RACIOCÍNIO LÓGICO DE ALUNOS DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: OS JOGOS INTERDISCIPLINARES COMO EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Abstract
O objetivo deste estudo foi investigar se os jogos interdisciplinares podem promover a melhoria do raciocínio lógico nas aulas de Educação Física, sendo a pesquisa realizada com alunos do 4º do Ensino Fundamental de uma escola localizada em Gramacho, Duque de Caxias. Tem por justificativa a dificuldade da turma em organizar o pensamento para alcançar os objetivos estabelecidos pelas atividades aplicadas, principalmente em jogos que preconizavam a estratégia, o trabalho em grupo, a relação entre o concreto e o abstrato e as regras que iam sendo elevadas a um nível maior de complexidade. A pesquisa possui caráter qualitativo e está fundamentada na pesquisa-ação. Utilizou-se a observação participante como instrumentos de coleta de dados. Como referencial teórico-metodológico de análise dos dados, usou-se a análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a vivência dos jogos interdisciplinares pelos alunos contribuiu para o desenvolvimento do raciocínio lógico. A própria ação e reflexão proporcionadas pelos jogos foram fundamentais no desenvolvimento do raciocínio lógico devido às estratégias, à organização do pensamento, às noções de quantidade, espaço, classificação e exploração do material. Concluiu-se a partir da análise dos dados que os jogos interdisciplinares devem ser trabalhados nas aulas de Educação Física escolar e nos diversos componentes curriculares, principalmente por se caracterizarem como importantes ferramentas de ensino e aprendizagem.References
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