CURRÍCULO, DIDÁTICA E FORMAÇÃO: ANÁLISES DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA

  • Janete Rosa da FONSECA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS/CPAQ
  • Egeslaine DE NEZ Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT/CUA
  • David Arenas CARMONA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS/CPAQ
Palavras-chave: CurrÍculo. Pedagogia. Formação de professores. Didática

Resumo

A formação de professores, especificamente em Pedagogia, se configura no campo de estudo desta pesquisa. Os projetos pedagógicos de curso das Instituições de Educação Superior são produzidos a partir das demandas das regiões onde estão inseridos. Essa investigação aponta que o currículo é espaço de constituição de poder, que ratifica a concepção da função social da universidade. Diversas discussões existentes, no concernente a temática do currículo nos cursos de Pedagogia, foram protagonizadas por teóricos que assinalaram quem é o profissional formado, entre outros apontamentos. A problematização deste estudo partiu de uma pesquisa bibliográfica e documental em projetos pedagógicos, do Curso de Pedagogia, de três instituições de Educação Superior (duas da rede privada e uma da rede pública do sistema federal), situadas nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde os pesquisadores atuaram. Esta investigação objetivou compreender as relações existentes entre didática, currículo e formação de professores expressas nas propostas. Foram avaliadas intersecções entre a base teórica dos três cursos e as atividades práticas sugeridas nos projetos. Enquanto procedimento metodológico no tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Os materiais coletados foram organizados e classificados em categorias analíticas. Considerando que as questões curriculares eram desconexas dos problemas sociais, agora estão intimamente conectadas aos aspectos políticos e culturais. Isto porque o currículo, pelas suas peculiaridades, é um fenômeno histórico, sendo resultado de forças sociais, políticas e pedagógicas que expressam a organização dos saberes vinculados à construção dos sujeitos, é um processo dinâmico, flexível, suscetível a inúmeras influências. Finalmente, destaca-se que o desenvolvimento do currículo requer uma reflexão entre o previsto e o realizado. Pode-se constatar que o currículo dos três projetos analisados tem aproximações e divergências referentes à execução prática da formação de professores.

Referências

ALVES, N.; LIBÂNEO, J. C. Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.

ANASTASIOU, L. G. C. Educação superior e preparação pedagógica: elementos para um começo de conversa. Revista Saberes. A. 2, v. 2, maio/ago. 2001.

______. Relação Entre Saberes Pedagógicos e Saberes Científicos, na formação inicial do licenciado e do bacharel. Joinville, Editora da Univille, 2003.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 1979.

______. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOURDIEU, P. Homo academicus. Trad. Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle. Florianópolis: UFSC, 2011.

CANDAU, V. M. (org.). A didática em questão. Petrópolis: Vozes,1996.

FONSECA, J. R.; JULIANI, M. (orgs) Atos pedagógicos na jornada do currículo. São Paulo, Print, 2014.

______.; BOHM, S. I. H. (orgs) Dilemas do ensino superior no século XXI: muitos olhares, novos rumos. São Paulo, Lexia, 2018.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002 (mimeo).

FREIRE, P. Educação e mudança. 12. ed. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1979.

GIANOTTI, J. A. A universidade em ritmo de barbárie. São Paulo: Brasiliense, 1986.

LIBANEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1999.

LA SALLE, Faculdade. Projeto pedagógico do curso de pedagogia. PPC. Lucas do Rio Verde. Mato Grosso, 2010.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2007.

SILVA, T. T. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em Educação. Petrópolis, Vozes, 1998.

UFMS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Projeto pedagógico do curso de pedagogia. PPC. Mato Grosso do Sul, 2017.

UNIC, Faculdade. Projeto pedagógico do curso de pedagogia. PPC. Sorriso. Mato Grosso, 2009.

Publicado
2018-11-26