CURRÍCULO, DIDÁTICA E FORMAÇÃO: ANÁLISES DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA
Resumo
A formação de professores, especificamente em Pedagogia, se configura no campo de estudo desta pesquisa. Os projetos pedagógicos de curso das Instituições de Educação Superior são produzidos a partir das demandas das regiões onde estão inseridos. Essa investigação aponta que o currículo é espaço de constituição de poder, que ratifica a concepção da função social da universidade. Diversas discussões existentes, no concernente a temática do currículo nos cursos de Pedagogia, foram protagonizadas por teóricos que assinalaram quem é o profissional formado, entre outros apontamentos. A problematização deste estudo partiu de uma pesquisa bibliográfica e documental em projetos pedagógicos, do Curso de Pedagogia, de três instituições de Educação Superior (duas da rede privada e uma da rede pública do sistema federal), situadas nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde os pesquisadores atuaram. Esta investigação objetivou compreender as relações existentes entre didática, currículo e formação de professores expressas nas propostas. Foram avaliadas intersecções entre a base teórica dos três cursos e as atividades práticas sugeridas nos projetos. Enquanto procedimento metodológico no tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Os materiais coletados foram organizados e classificados em categorias analíticas. Considerando que as questões curriculares eram desconexas dos problemas sociais, agora estão intimamente conectadas aos aspectos políticos e culturais. Isto porque o currículo, pelas suas peculiaridades, é um fenômeno histórico, sendo resultado de forças sociais, políticas e pedagógicas que expressam a organização dos saberes vinculados à construção dos sujeitos, é um processo dinâmico, flexível, suscetível a inúmeras influências. Finalmente, destaca-se que o desenvolvimento do currículo requer uma reflexão entre o previsto e o realizado. Pode-se constatar que o currículo dos três projetos analisados tem aproximações e divergências referentes à execução prática da formação de professores.Referências
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