PROCESSOS DE LINEARIZAÇÃO NO DISCURSO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS

  • Marco Antonio Margarido COSTA Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Formação de professores de inglês. Linearização. “Resgate da alma”.

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa em que se investigou o funcionamento do discurso da formação de professores de inglês, à luz da Análise de Discurso de orientação pecheutiana, a partir de entrevistas com professores e alunos de um curso de formação de professores de inglês em uma instituição de ensino superior. A análise destaca como alguns processos de linearização evidenciam um perfil desse futuro profissional que apresenta uma constituição marcadamente dependente. Diante de tal dependência, obtém-se um efeito de sentido de que a formação torna-se adiada enquanto determinadas “lacunas” do aluno não forem preenchidas.

Biografia do Autor

Marco Antonio Margarido COSTA, Universidade Federal de Campina Grande
Doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Possui experiência na área de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa, Linguística Aplicada, em especial Análise de Discurso e Formação de Professores de Língua Inglesa. Atualmente é professor Adjunto III, atuando na Graduação e Pós-Graduação da Unidade Acadêmica de Letras do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande.

Referências

COSTA, M. A. M. Do sentido da contingência à contingência da formação: um estudo discursivo sobre a formação de professores de inglês. 2008. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

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Publicado
2015-12-07