PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O USO DO LAPTOP: experiências a partir do projeto Um Computador por Aluno (UCA)
Resumo
O presente artigo tem como objetivo mostrar as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores com o uso do laptop em sala de aula, e conhecer como integram esta tecnologia ao cotidiano escolar. A pesquisa teve como sujeitos seis professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola do Ceará. Como instrumentos de coleta, foram utilizados questionários, diário de campo, checklist e entrevistas. Como resultados, mostra-se a autonomia das professoras e as posturas das professoras frente às aulas com o laptop. A pesquisa mostra que, em determinadas situações, a tecnologia favorece a relação e proximidade entre professor e aluno, como também, o professor mostra uma construção quanto à sua autonomia e segurança nas atividades. Outro resultado é a credibilidade social dos professores em postar que, ao usar a tecnologia em sala de aula, podem ocasionar mudanças e influenciar na vida adulta dos alunos. Palavras-chave: Prática pedagógica. Formação de professores. Projeto um computador por aluno (UCA).Referências
ALMEIDA, M. E. B. O computador na escola: contextualizando a formação de professores. 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
______ (Coord.). O currículo da escola do século XXI – integração das TIC ao currículo: inovação, conhecimento científico e aprendizagem. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, CNPq, 2013. Relatório técnico científico.
ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, José Armando. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
ALMEIDA, M. E. B. e PRADO, M. E. B. B. Indicadores para a formação de educadores para a integração do laptop na escola. In Almeida, M. E. B.; Prado, M. E. B. B. (Org.) O computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Avercamp, 2011
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Projeto UCA: Formação Brasil: proposta de operacionalização. Brasília, 2009. Disponível em <http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_3/modulo3_professores.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Programa Um Computador por Aluno – UCA: Relatório de Sistematização III: Guia de implementação, monitoramento e avaliação: versão final. Brasília, 2010. Disponível em: <http://www.uca.gov.br/institucional/downloads/
experimentos/DFguia Implementacao.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2013.
CASTRO-FILHO, J. A. FERNANDES, A. C. FREIRE, R. S. Planejamento e prática de atividades com objetos de aprendizagem nos anos iniciais. Revista Científica e-curriculum, v. 7, n. 1, p. 1-12, abr. 2011. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/ article/viewFile/5675/4001>. Acesso em: 15 nov. 2013.
CASTRO-FILHO, J. A. Teachers, Math and Reform: an investigation of learning in practice. 2000. Tese (Doutorado) – University of Texas, Austin, 2000.
CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, n. 2, p.221-236, 2003. Disponível em: <http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/ 1350495029.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2013.
FAGUNDES, L. C.; SATO, L. S.; MAÇADA, D. L. Projeto? O que é? Como se faz? In: ______. Aprendizes do futuro: as inovações começaram!. Brasília: MEC, 1999. Disponível em: <http://content.metasys.com.br/ files/dominiopublico.gov.br/gid-10186/me003153.pdf>. Acesso em: 30 maio 2010.
FERNANDES, A. C. A.; FREIRE, R. S.; CASTRO FILHO, J. A. Professores, alunos e computadores: o uso de objeto de aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental. In: SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO, 2., 2010, São Paulo. [Anais...] São Paulo: PUC, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 44. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013a.
______. Conscientização, teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez e Morais, 1980.
______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 2013b.
______. Pedagogia do oprimido. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013c.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 4. ed. Campinas: Papirus, 2007.
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002.
NEIVA, Sonia Maria de Sousa Fabricio. O laptop educacional em sala de aula: práticas pedagógicas construídas. 2013. 287 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
PÉREZ GÓMEZ, A. I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
PIORINO, G. I. P. A formação do professor e o desenvolvimento de competências pedagógico-digitais: experiência em escola pública que participa do Projeto UCA. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
PRADO, M. E. B. B. Educação a distância e formação do professor: redimensionando concepções de aprendizagem. Tese de Doutorado em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, 2003.
PRADO, M. E. B. B. FRANÇA, G.; ALMEIDA, M. E. B.; BORGES, M. A. F. Repensar a escola a partir do processo de implantação do laptop na educação básica. In: SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO, 2., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: PUC, 2010.
VALENTE, J. A. Um laptop para cada aluno: promessas e resultados educacionais efetivos. In: ALMEIDA, M. E. B.; PRADO, M. E. B. B. (Org.). O computador portátil na escola. São Paulo: Avercamp, 2012. p. 20-33.
VEIGA, I. P. A. A prática pedagógica do professor de Didática. 2. Ed. Campinas,
Papirus, 1992.
WECKELMANN, V. F; ALMEIDA, M. E. B.; FERNANDES, A. O Processo de formação de professores para uso dos computadores portáteis no sistema 1:1 como fundamento de práticas pedagógicas inovadoras na escola pública brasileira. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO, 7., 2011, Braga. Actas... Braga: Universidade do Minho, 2011.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.