ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA BRASILEIRA COMO EXPRESSÃO POLÍTICA: UMA ANÁLISE GRAMSCIANA
Resumo
O presente artigo analisa as relações dialéticas entre a alfabetização da criança brasileira como expressão política e Estado, sociedade civil, superestrutura e hegemonia, a partir do expoente teórico gramsciano, para compreender a configuração da mudança social no mundo atual. Para tanto, o objeto da pesquisa centra-se sobre a política de alfabetização da criança brasileira e tem como objetivo analisá-la no contexto do materialismo histórico e dialético em interlocução ao paradigma crítico de Antonio Gramsci. Como metodologia, pauta-se em pesquisa qualitativa pelas análises documental, referente aos atos normativos e legais da Política Nacional de Alfabetização pelos programas governamentais Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e Programa Mais Alfabetização (PMAlfa), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os documentos apresentação das políticas mencionadas e documentos que embasam as políticas de avaliação ligadas a esses programas. Como resultados, a alfabetização da criança brasileira como expressão política é um processo social mediado por ações humanas subjugada à cultura do senso comum e hipervalorização da proposição teórica, para a conquista do consentimento dos implementadores dos programas Pnaic e PMALfa. Essa pesquisa exerce uma ação transformadora de reflexão menos ingênua sobre a alfabetização como expressão política ao analisar, questionar, contestar e constatar as formas hegemônicas que agem em suas bases superestruturais.Referências
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