Política Editorial

 

A política editorial da Revista GEPFIP, tem como objetivo instituir diretrizes, princípios e atribuições para autores, pareceristas e editores. Para esse fim, apresenta o foco e escopo, as formas de apresentação de trabalhos, o processo de avaliação pelos pares, a forma de acesso ao conteúdo, a posição frente aos direitos autorais, e as normas e recomendações de padrões de ética e responsabilidade na comunicação científica.

Foco e Escopo

Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP, de periodicidade anual, é fruto das reflexões do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Interdisciplinar de Professores (GEPFIP) e do curso de Pedagogia, cujas discussões ocorrem na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Aquidauana.

Sua proposta é estabelecer profícuos debates entre diferentes áreas do conhecimento, em acordo com as seguintes temáticas:

 a) Pesquisa, Educação, Alfabetização e Letramento;

b) Pesquisa, Educação, Práticas em Arte e Ludicidade;

c) Pesquisa, Educação, Políticas Públicas e Diversidade Cultural;

d) Pesquisa, Formação de Professores e Trabalho Docente.

 

Formas de apresentação de trabalhos

Artigos com apresentação de análises críticas, sistematizadas, com literatura científica consistente e resultado de pesquisa de natureza empírica ou conceitual. 

Resenhas críticas de livro relacionado as temáticas da revista.

Relatos de experiência contextualizado, com objetividade e aporte teórico, que possa contribuir de forma relevante a área de atuação das temáticas da revista 

Os artigos, resenhas e relatos de experiências devem apresentar contribuição inédita, acrescentarem saberes à área, não violarem os direitos autorais e humanos e ainda, que estejam em conformidade com as regras especificadas para esta revista.

 

Processo de avaliação

Na primeira etapa, o Editor científico analisa a adequação do tema, considerando a política editorial do periódico bem como as normas científicas-metodológicas. 

Na segunda etapa o texto é enviado para avaliação por pares “duplo-cega”. Nesta etapa, o editor seleciona, dois pesquisadores de áreas correlatas ao tema para emitir parecer com prazo para envio.

Após expirado o prazo de resposta para aceite, enviamos até três lembretes, e se ainda não tivermos retorno, convidamos outro parecerista. Os pareceres podem indicar uma das quatro opções: 

  1. Aceito para publicação na forma como se encontra 

  2. Aceito para publicação após correções obrigatórias

  3. Melhorado e submetido a uma nova avaliação 

  4. Não aceito para publicação

No caso de divergência entre os pareceres, é solicitado um terceiro parecer para a decisão Editorial.

Os textos serão analisados por meio de formulários de avaliaçã nos seguintes aspectos: título, conteúdo, coerência, fundamentação teórica, estrutura, apresentação, concordância nominal e verbal, ortografia, coesão e linguagem, consistência das conclusões ou dos resultados e normas da ABNT.

Artigos recusados, mas com possibilidade de reformulação, poderão retornar como novo trabalho e devem ser reapresentados aos editores.

 Artigos aceitos sob condição serão retornados aos autores para alterações necessárias e normatizações solicitadas.

Os textos apresentados não devem ter sido publicados e não devem ser submetidos simultaneamente a outra revista. Originais submetidos à revista não devem, sob hipótese alguma, ser retirados depois de iniciado o processo de avaliação.

 

Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP encontra-se indexada nas seguintes bases de dados:

Latindex
Open Academic Journals Index (OAJI) 
Sumário.org
Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas
Diadorim 

Periodicidade

Anual.

Qualis

B1.

ISSN 2359-5051 (Publicação online)

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.