POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NA CONTEMPORANEIDADE E A FORMAÇÃO DOCENTE NA GRADUAÇÃO E NA PÓS-GRADUAÇÃO

  • Sandra Francellino Universidade Federal de MS/CPAQ
  • Luciane Pinho de Almeida

Abstract

Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de fazer uma reflexão sobre as políticas públicas de educação superior no Brasil e a formação docente no ensino superior que são influenciadas pelas determinações legais em diferentes contextos sociais, políticos, econômicos e culturais que são merecedores de uma análise crítica e contextualizada. Inicialmente discorremos sobre a história da educação superior até os dias atuais. Caracterizamos a universidade como uma instituição que tem como funções principais o ensino, a pesquisa e extensão. Apresentamos alguns fundamentos da Leis de Diretrizes e Bases/96 que expõe um conjunto de princípios para a formação da graduação e pós-graduação. Observamos que essa lei não concebe o processo de formação para a docência no ensino superior como tal, mas apenas como preparação para o exercício do magistério. No que se refere aos cursos de pós-graduação dedicam-se exclusivamente a formação do pesquisador, deixando uma lacuna na formação e na profissão do docente. Apesar de vários avanços alcançados, a realidade educacional continua apresentado um quadro desolador, estando muito aquém dos benefícios que a educação promove para a sociedade e se encontra longe das promessas democráticas que ela encerra. Faz-se urgente o desenvolvimento de políticas públicas de educação superior voltadas para a formação do docente universitário envolvendo professores, alunos e instituições na busca de uma educação com qualidade e que promova a construção de uma sociedade mais justa. Palavras-chave: Políticas Públicas. Educação Superior. Formação de Professor.
Published
2020-06-30