ESTUDO DE CASO DA PESSOA SURDA NO ENSINO SUPERIOR E O USO DOS PROGRAMAS HAND TALK E VLIBRAS
Abstract
RESUMO O objetivo deste estudo é apresentar o cotidiano da realidade universitária de dois jovens estudantes surdos ingressos de escolas públicas. Esses alunos tiveram, no ensino médio, uma realidade pedagógica diferente da que enfrentam na faculdade atualmente. São alunos oriundos de instituições facilitadoras de conhecimentos, com material didático adaptável e atendendo as necessidades culturais da pessoa surda. Nesta pesquisa foram analisados como os usos dos programas Hand Talk conhecido como Hugo, que foi eleito e indicado pela ONU e do VLibras que é uma plataforma de código aberto, livre e gratuita, que traduz automaticamente conteúdos digitais em diversos suportes como textos, áudios e vídeos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) através de tradução automática e uso de um Avatar 3D. O objetivo é analisar de que maneira esses programas são realmente efetivos e eficazes no dia a dia de dois estudantes universitários. Para a realização do presente trabalho foram realizados apontamentos por meios de levantamentos bibliográficos e documentais. Também foi realizada uma pesquisa de campo e entrevista aberta com dois jovens universitários. Os entrevistados se declararam do sexo feminino e masculino, possuem idades entre 20 e 29 anos, onde a jovem deu continuidade aos estudos e o rapaz trancou sua matrícula. A investigação ocorreu por meio de entrevista aberta e individual e foi aplicada por meio da linguagem de sinais, e transcrita na língua portuguesa. Os resultados apontam que os programas ainda não são muito falhos no dia-a-dia do processo de ensino-aprendizagem dos universitários. Palavras-chave: 1. Educação Inclusiva; 2. Dificuldades de Aprendizagem; 3. Ensino Adaptado.
Published
2024-12-13
Section
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