DRAWING AND THE SUBJECTIVATION O DESENHO E A SUBJETIVAÇÃO DE CRIANÇAS IMPLICADOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Abstract
The act of writing, compared to the act of drawing, is often considered more relevant to the child in the context of reading and writing. In effect, pedagogical practices, in some situations, are directed exclusively to the improvement of literacy, devaluing other forms of learning, such as drawing. The main objective of this article is to analyze the contribution of drawing as a significant tool for the construction of the literacy process. The specific objectives include: observing the use of drawing as an influential resource in the preparation for literacy; exploring how children express themselves during the stages of transformation of children's graphism; analyzing the process of mediation between teacher and student throughout the productions; and investigating the involvement of teachers in relation to children's drawing. The research is based on a literature review by authors such as Piaget (1948), Vygotsky (1988, 1989), Mattos Da Silva (2010), Gobbi (2010), Derdyk (1989), Lowenfeld (1947, 1977), and Luquet (1969). This is a bibliographic research with a qualitative approach, combining theoretical analysis with simple observations carried out in a CEI (Childhood Education Center) in Fortaleza/CE. Two classes were observed: Kindergarten 1, in the scribbles stage, and Kindergarten 5-A, in the pre-schematic period. The results show that children's drawing, within the context of Early Childhood Education, contributes significantly to the development of children, offering opportunities for graphic evolution in line with the drawings. In addition, drawing helps in the construction of language and writing, following the development of the child in its different stages of child graphics.
Published
2024-12-13
Section
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da Declaração de Direito Autoral da Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP:
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.